PUB

Círculo Santiago Sul

Legislativas: PAICV quer reconquistar Governo com “Um Cabo Verde para Todos” 

A líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, terminou esta sexta-feira,16, a campanha em Santiago, com uma carreata na cidade da Praia ao fim do dia. 

Citada pela Inforpress, Janira afirmou ter “uma grande confiança no povo cabo-verdiano” em como está muito mais atento e perspicaz para analisar, avaliar e decidir no momento certo a governação do país para os próximos cinco anos.

A paltaforma eleitoral do PAICV reúne  um conjunto de promessas/propostas caso volte a merecer a confiança dos cabo-verdianos.

Áreas como economia, educação, infraestrutura, transportes e inclusão social dominam a plataforma eleitoral da líder do PAICV às Legislativas de domingo, 18.

Janira percorreu o país de Norte a Sul, levando a sua proposta de “Um Cabo Verde para todos”, com foco numa “perspectiva de crescimento económico inclusivo”, para gerar empregos “dignos”, que reduza as “desigualdades “ e as “assimetrias regionais”.

A prioridade, segundo Almada, é de relançar a economia cabo-verdiana com a recuperação do turismo e consequentemente dos 25% do Produto Interno Bruto gerado pela atividade.

Para o turismo, propõe formular um novo plano-diretor do turismo e democratizar o setor, ao mesmo passo que, em relação aos transportes, promete acabar com o monopólio das viagens aéreas domésticas, recuperação das operações domésticas da companhia nacional e garantir um transporte inter ilhas que assegure o escoamento dos produtos.

Na saúde, promete melhorar as infraestruturas, os equipamentos de diagnóstico e acabar com as evacuações externas em 10 anos. Em relação à Covid-19, Janira pretende vacinar 70% da população até outubro de 2021.

Políticas de inclusão social também fazem parte do leque de promessas da líder do PAICV, como a promoção de ajuste dos pressupostos da Tarifa Social, isenção da Taxa Moderadora na Saúde, aumento da pensão social mínima para 7.500$00 e equiparação do Salário Mínimo Nacional para 15 mil escudos.

Caso for eleita, em relação à justiça, vai ainda aumentar a capacidade de investigação de crimes, desmantelar organizações do crime organizado, instalar tribunais especiais , promover a reabilitação e uma reforma do sistema judicial.

Assuntos como a reforma do Estado, política e relações externas, gestão do território, agricultura e pesca também são destaques das candidaturas do PAICV.

O PAICV concorre aos 13 círculos eleitorais na corrida às legislativas do próximo domingo,18, estando em causa 72 lugares ao Parlamento cabo-verdiano.

PUB

PUB

PUB

To Top