PUB

Círculo São Vicente

Legislativas: António Monteiro vota e pede aos cabo-verdianos que “evitem que a cidadania seja exercida por outros”

O candidato da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) nas legislativas deste domingo, (18) votou esta manhã, no Mindelo, e pediu aos cabo-verdianos para irem às urnas para evitar que a cidadania seja exercida por outros.

António Monteiro, que exerceu o seu direito de voto, às 10:10 na mesa SVT01 na Escola Humberto Duarte Fonseca, de Fonte Francês, disse que votou com “sentido de poder ajudar Cabo Verde a ter um outro rumo” e espera ter um resultado que satisfaça as aspirações dos cabo-verdianos.

Por isso, apelou aos cabo-verdianos que “não deixem na mão dos outros a decisão que lhes compete”.

“O apelo que eu faço a todos os eleitores cabo-verdianos, de Santo Antão à Brava, e mesmo aqueles na emigração é que não deixem de exercer o seu direito de voto. Que não deixem a cidadania para ser exercida por outros. Vamos votar, fazer uma escolha tranquila, consciente e serena para que o País, a partir de hoje, em função dos resultados, possa conhecer um outro caminho”, pediu o candidato.

Depois de votar, António Monteiro revelou que vai estar na sede do partido e também vai percorrer algumas mesas de voto porque, conforme disse, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) está a retirar os seus membros de mesa por estarem a usar camisa azul claro, enquanto os do MpD, que estão vestidos de rosa, permanecem no local de voto.

“(…) Nós vamos fazer esta passagem por todas as mesas. Daí que estamos a fazer pressão e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que os delegados da UCID estejam sentados nas mesas de voto para controlar o decorrer das eleições”, declarou o candidato.

Nestas eleições para a escolha de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top