PUB

Círculo Fogo

Legislativas/Fogo: Espera-se maior afluência às urnas durante a tarde nos três municípios

A participação dos eleitores da ilha do Fogo foi fraca no primeiro período nos três municípios, segundo o delegado da Comissão Nacional das Eleições (CNE) em São Filipe, Francisco Tavares. As expectativas são para que a afluência aumente durante a tarde.

Até por volta das 14h00, nas várias mesas de assembleias de votos, da ilha do Fogo, a média de eleitores que já tinham exercido o seu direito de voto, era inferior a metade.

Em algumas assembleias, a percentagem oscilava entre um quarto e um terço. Por exemplo, numa das mesas de Pé de Campo,  com 226 eleitores inscritos, apenas 60 tinham votado por volta das 13h30 horas, e, numa outra mesa, de Santa Filomena, com 281 eleitores inscritos cerca de 90 tinham votado.

A fraca afluência das pessoas foi fraca no primeiro período, tanto nos três principais centros urbanos, como nas localidades do interior da ilha.

Elementos das duas forças políticas com mais recursos, nomeadamente o Movimento para a Democracia (MpD) e do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), têm várias viaturas a circularem para transportes dos seus apoiantes, para as respectivas mesas de assembleias de votos.

O delegado da CNE, assim como integrantes das diferentes candidaturas esperam que a tendência se altere no período da tarde, até o fecho das urnas, para que a abstenção possa baixar.

Mais de 25 mil eleitores

A nível da ilha estão inscritos nos cadernos eleitorais 25.753 eleitores, distribuídos pelos municípios de São Filipe com 15.594, Mosteiros com 6.248 e Santa Catarina 3.911 eleitores por um total de 119 mesas de assembleias de votos, sendo 66 em São Filipe, 26 nos Mosteiros e 17 em Santa Catarina do Fogo.

Em toda a ilha as mesas de assembleias de votos abriram à hora marcada e estão a funcionar sem grandes constrangimentos.

Às legislativas de hoje, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

PUB

PUB

PUB

To Top