PUB

Política

Legislativas: JMN exorta população a se dirigir às urnas pelo futuro do país

O antigo primeiro-ministro, José Maria Neves exerceu o seu direito de voto no Seminário de São José, na cidade da Praia, e destacou a importância da participação de todos cabo-verdianos neste acto “muito importante”.

Segundo a Inforpress, após exercer o seu dever cívico, o antigo primeiro-ministro (2001-2016), também candidato às próximas eleições presidenciais, adiantou à imprensa que a eleição dos deputados ao Parlamento é “um dos momentos mais importantes de um país” pelo que “todos devem cumprir o seu dever de votar”.

Para José Maria Neves, as legislativas revestem-se de grande importância para o país e apelou a todos a se dirigirem às urnas e a participarem nesta “jornada cívica” que resultará na escolha dos governantes.

A afluência às urnas nos últimos tempos tem sido “muito fraca”, na óptica do antigo primeiro-ministro, que chamou a atenção nesse sentido, apelando às pessoas a nível nacional e na diáspora, a participarem nesta escolha “importante” que vai marcar o futuro do país nos próximos anos.

Neves realçou ainda o “importante” papel dos mais de 60 observadores internacionais no processo eleitoral, que se encontram em Cabo Verde.

Para José Maria Neves, esses observadores têm feito um trabalho “a todos os títulos interessante”, no quadro do reforço da democracia e da governação, da afirmação das liberdades que são condições básicas para o desenvolvimento sustentável dos nossos países, considerou, “não só em Cabo Verde mas em todos os países da CEDEAO”.

As eleições presidenciais em Cabo Verde estão agendadas para 17 de Outubro de 2021, às quais já não concorre Jorge Carlos Fonseca, no cumprimento do segundo mandato como Presidente da República.

Às legislativas de hoje, para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os da três diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

A nível da diáspora são eleitos seis deputados, sendo dois para a Europa e resto do mundo, dois para a África e dois para América.

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top