PUB

Círculo Santo Antão

Santo Antão: Dia eleitoral decorreu na normalidade e com pouca afluência à tarde 

O período de votação em Santo Antão decorreu na normalidade nos três municípios da ilha. Apesar de muitas das Assembleias de Voto terem superado os 50 % de votantes, a afluência na parte de tarde foi considerada fraca, pelos delegados da CNE na ilha. 

No município de Porto Novo, a afluência maior foi registada no período da manhã. Já à tarde, as Assembleias de Voto no município registaram pouca afluência, salvo a zona de Berlim, um dos bairros mais populosos, que esteve disputada.

A percepção, segundo a RCV, pela ronda feita nas mesas e recolhidas na delegação da CNE é de que os votantes tenham superado os 50% em várias mesas de voto. 

Nos municípios de Paul e Ribeira Grande a situação é idêntica. A maior afluência foi registada de manhã e a votação decorreu na tranquilidade.

Em todos os municípios o policiamento esteve assegurado pela Polícia Nacional, bem como o cumprimento do uso de máscaras e do distanciamento, que tentava ser respeitado.

Todas as mesas de voto já estão encerradas e já deu-se início ao processo de contagem dos votos.

Nas legislativas de hoje serão eleitos 72 deputados para a Casa Parlamentar, em 13 círculos eleitorais, sendo 10 no país e três na diáspora.

Santiago Sul, com 19 mandatos, Santiago Norte, com 14, e São Vicente, com 10 deputados, são os maiores círculos eleitorais do país. Santo Antão elege seis deputados, Fogo cinco e Sal elege quatro deputados.

Já Brava, Maio, Boa Vista, São Nicolau e os três círculos eleitorais da diáspora elegem dois deputados, cada.  

O MpD, PAICV e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três da diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

PUB

PUB

PUB

To Top