PUB

Círculo São Vicente

São Vicente: Urnas encerradas atempadamente sem grandes constrangimentos em Ribeirinha

As duas assembleias de voto, pertencentes à localidade de Ribeirinha, em São Vicente, foram encerradas atempadamente. O processo eleitoral, decorreu dentro da normalidade, segundo o apurado pelo A NAÇÃO.

Depois de uma fraca afluência de eleitores nas primeiras horas da votação às legislativas na localidade de Ribeirinha, a adesão ao longo do dia conheceu melhorias.

As urnas, segundo constatado por esta reportagem, foram encerradas atempadamente. De acordo com informações recolhidas junto de um responsável da Comissão Nacional de Eleições, por volta das 18h, na Escola Jovino Santos, o processo eleitoral decorreu dentro da normalidade. Ao longo do dia, o único aspecto a lamentar para esta responsável, foi a recusa de um eleitoral em deixar que fosse marcado o seu dedo, após este ter exercido o seu direito de voto.

Na Escola João José dos Santos, ao lado da Cadeira Central de Ribeirinha, o processo  decorreu, de modo geral, dentro da normalidade. Entretanto por volta das 18h10, esta reportagem assistiu a um episódio que acabou por manchar o processo eleitoral nesta localidade. Um eleitor terá chegado às vésperas do encerramento da respectiva mesa de voto. Indignado, confrontou os membros da mesa de voto, em relação ao seu direito de voto. 

Dois agentes da Polícia Nacional, presentes na mesma assembleia de voto, foram obrigados a intervir para que esta situação fosse resolvida. Pelo adiantar da hora, este eleitor em particular, acabou por não votar.

Às 18h30,  muitas pessoas mantinham-se à entrada das duas assembleias de voto da localidade de Ribeirinha.

Às legislativas do dia 18 de Abril para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados.

PUB

PUB

PUB

To Top