PUB

Mundo

EUA: Biden centra discurso dos Cem dias de mandato no bem-estar social

Tornar a crise em oportunidade, contratempo em força e perigo em possibilidade. Palavras do Presidente dois estados Unidos da América (EUA),  Joe Biden, no tradicional discurso dos primeiros Cem dias de governação.

Joe Biden – citado pelo sítio na Internet, pt.euronews.com -, garantiu que os EUA vão reerguer-se como uma nova Nação e prometeu um novo Plano de Ajuda de 1,8 bilhões de dólares, um investimento nos jovens, nas famílias e educação para ajudar a reconstruir uma Economia impactada pela Pandemia Global de COVID-19.

“O Plano das famílias americanas irá proporcionar, até 12 semanas de licença remunerada e licença médica familiar. Ninguém deve ter de escolher entre um emprego, um cheque e tomar conta de si ou dos familiares, do cônjuge ou do filho”, anuncia Biden.

O Presidente recordou a promessa cumprida de ajuda do Congresso. “Mantivemos o nosso compromisso, Democratas e Republicanos, de enviar cheques de ajuda de mil e 400 dólares para 85 por cento dos lares americanos e já enviámos mais de 160 milhões de cheques… faz a diferença”, salientou.

Biden não deixou de lado os desafios da Transição Energética Limpa, aliada à promoção do emprego.

“O Plano de Emprego americano irá criar postos de trabalho, para colocar milhares de quilómetros de linhas de Transmissão Energética necessárias para construir uma rede resiliente e totalmente limpa (…)”, destaca, remarcando que,  “durante demasiado tempo, não usámos a palavra mais importante quando se trata de enfrentar a Crise Climática: empregos, empregos, empregos”.

Biden radiografou os seus Cem dias de mandato perante um Senado meio vazio, face à Pandemia e, pela primeira vez na História, com duas mulheres nas suas costas: a vice-Presidente Kamala Harries e a Presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.

O Presidente sabe que o tempo é precioso para colocar em prática as suas ideias, pois, a Maioria de um voto na Câmara Alta, é mínimo e pode desaparecer nas Eleições Intercalares, para o Congresso.

PUB

PUB

PUB

To Top