PUB

Mundo

Vinte anos depois: NATO começa retirada do Afeganistão

Vinte anos de presença no Afeganistão chegam ao fim. A NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já começou a retirar a suas Forças do País. É a conclusão da Missão Apoio Resoluto.

O início da retirada – segundo pt.euronews.com – foi tornado público pela Casa Branca e por um alto responsável da Aliança Atlântica. Por razões de Segurança, não há dados sobre as etapas de saída dos contingentes das diversas Nações.

Esperam-se ataques. Haverá, por isso, um dispositivo de Segurança reforçado.

O Exército afegão diz estar preparado para resistir, sem a presença da NATO. “Aprendemos algumas tácticas novas dos nossos instrutores estrangeiros. Vamos usar as tácticas de guerra nas nossas operações futuras, na época de combates da Primavera”, explica um militar afegão.

O Presidente Norte-Americano anunciou, em meados de Abril, que a Missão tinha sido cumprida e que a conclusão da retirada está prevista para 11 de Setembro, data simbólica, já que os Estados Unidos da América (EUA) e a NATO intervieram contra a al-Qaida naquele País, depois dos atentados contra as Torres Gémeas, em 2001.

A Operação tornou-se, também, possível depois do Acordo de Fevereiro, de há um ano, sob a Presidência de Donald Trump, que previa a retirada se os talibãs cortassem ligações com grupos terroristas, participassem em negociações inter-afegãs, para um cessar-fogo permanente e estabelecessem um Roteiro Político para o País.

PUB

PUB

PUB

To Top