PUB

Santo Antão

Jovem enfermeiro Ivo Miguel dedica a vida a “cuidar de quem precisa”

Ivo Miguel, 23 anos, natural de Ribeira Grande de Santo Antão é um jovem licenciado em Enfermagem. No mercado de trabalho há apenas um ano, confessa que desde muito cedo identificou-se com as áreas da saúde e com a missão de cuidar de quem precisa. Em início de carreira foi logo confrontado com os desafios da pandemia.

Formado pela Universidade de Cabo Verde, Ivo Miguel é um jovem enfermeiro em início de carreira, mas já muito consciente da missão e entrega que a profissão exige.

Ivo trabalha atualmente no Hospital Regional João Morais, em Santo Antão. Em pleno início de carreira deparou-se com um grande desafio, a pandemia da Covid-19, que assustou e amedrontou os profissionais de saúde. Ivo, que dava os primeiros passos na profissão, não ficou de fora.

“Tive um pouco de receio, mas quando terminei minha licenciatura fiz um juramento e com ele irei até o fim. Tomando todas as medidas de segurança, farei sempre aquilo que mais gosto que é cuidar de quem precisa”, avança o jovem enfermeiro.

Mais do que nunca, o enfermeiro tem atualmente um papel essencial na saúde pública. Com o aumento de casos da Covid-19 no país, Ivo entende que as exigências são maiores, quer na sensibilização, testagem e prestação de cuidados hospitalares. 

O jovem enfermeiro reflete a vontade e a garra de quem dá o seu melhor em prol da saúde em Cabo Verde, e diz exercer a profissão com amor, paixão e humaização.

 “Quem trabalha na área da enfermagem e gosta daquilo que faz sabe que o dia-a-dia vai além da técnica. O enfermeiro lida com pessoas, e em cada paciente que se recupera, fico com um sentimento enorme de gratidão”, diz.

A filosofia de vida é melhorar sempre, porque as vidas importam e são importantes. 

“Quando trabalhamos com a  vida das pessoas somos desafiados a melhorar sempre”, entende Ivo.

O Enfermeiro tem também planos de especializar-se por considerar que a enfermagem exige a constante atualização de conhecimentos, para que se continue a “espalhar amor” em forma de cuidados. 

PUB

PUB

PUB

To Top