PUB

Santiago

CENORF lança 2 ª fase do projeto “Ação Solidária”

 
A cerimónia de lançamento acontece esta manhã, nas instalações do Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional (CENORF), em Achada São Filipe, Praia.

O projeto “Ação Solidária”, que já vai na sua fase II, tem por objetivo oferecer aparelhos ortopédicos, como próteses, orteses e outros, a pessoas de todas a faixas etária que não dispõem de meios financeiros para adquirir esses bens.

Na primeira fase, o CENORF conseguiu beneficiar 21 pacientes, sendo duas crianças da ilha do Fogo, uma jovem de São Vicente, um jovem do Sal e os restantes distribuídos pelos Concelhos da ilha de Santiago.

De acordo com o administrador do Centro, Alberto Afonso, o projeto surgiu após constatarem que “muitas pessoas que passavam pelas avaliações técnicas desistiam, porque, por vezes, não tinham condições de pagar o tratamento”.

Com isso, um casal missionário da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, parceiro do projeto até hoje, “prontamente  se disponibilizou em arranjar fundos para os ajudar”.

“Assim, em 2020 recebemos a 1ª ajuda no valor de 990000.00  que permitiu financiar o Projeto Ação Solidaria I. Contudo,  após a avaliação final do projeto, concluímos que muitas pessoas ficaram de fora, ainda, particularmente pacientes das outras ilhas”, disse.

Além deste parceiro, o projeto conta também com a colaboração das estruturas de saúde do país para triagem e encaminhamento dos paciente para tratamento.

O Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional tem por finalidade contribuir para uma melhor qualidade de vida, produzir e promover a reabilitação funcional  através dos aparelhos ortopédicos e sessões de fisioterapia.

PUB

PUB

PUB

To Top