PUB

Ambiente

Feira de plantas e sensibilização no liceu marca Dia Mundial do Ambiente em São Domingos

Para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, assinalado este sábado, 05 de Junho, a Câmara Municipal de São Domingos e a Quercus Cabo Verde estiveram à conversa com os alunos do Liceu Fulgêncio Tavares. A ideia é incutir na comunidade, através dos mais jovens, a sensibilização para questões ambientais.

Para além da palestra, que contou com a participação activa dos alunos, o município também acolheu a Feira de Plantas Ornamentais, ao reunir cerca de 40 viveiristas do município na Praça Central Ntoni Denti D´Oro.

A escola é vista como o principal elo entre a comunidade e as boas práticas ambientais e também a melhor forma de fazer a mensagem chegar a mais pessoas, segundo especificou o representante da Quercus em São Domingos, Nemias Gonçalves.

A Quercus, segundo Nemias Gonçalves, tem vindo a intervir na sensibilização da comunidade e a criar parcerias com a câmara municipal e associações comunitárias, no sentido de chegar a todas as comunidades.

Segundo este responsável, a recolha de lixo e distribuição de água de forma regular e preservação das poucas praias do concelho constituem os aspectos que merecem mais atenção no momento. Isto engloba a exploração de inertes nas praias e a caça de tartarugas marinhas.

Este ano o foco das comemorações está voltado também para a restauração do ecossistema. E neste sentido, a autarquia está a apostar na capacitação de agricultores, através de uma formação que permite o acesso a ferramentas técnicas para uma actividade agrícola consciente e sustentável, baseado nos princípios da agroecologia.

“A intervenção no âmbito do ambiente foi uma das primeiras estratégias de participação e inclusão definidas, justamente para aproximar os munícipes da autarquia. Fizemos várias intervenções a nível ambiental, como a ornamentação de rotundas, plantações em localidades específicas e outras ações, espelhadas na promoção e preservação do ambiente”, explicou a vereadora da pasta, Zuleika Rodrigues.

Empossado Conselho Municipal do Ambiente

Outra actividade que marcou o Dia Mundial do Ambiente foi a tomada de posse do Conselho Municipal do Ambiente, presidido pela vereadora Zuleika Rodrigues e constituído por representantes de várias organizações das diferentes comunidades.

“O nosso foco de trabalho é a preservação do ambiente, a inclusão e a consciencialização dos munícipes, na adopção de boas práticas para a preservação”, explicou a vereadora, apontando que um dos grandes objectivos da criação deste conselho passa por possibilitar que cada comunidade esteja representada na definição de estratégias de intervenção.

Durante o dia decorreu ainda a Feira Municipal de Plantas Ornamentais, com a participação de cerca de 40 viveiristas locais. Uma forma de ajudá-las a promover o seu negócio, já que muitas vivem especificamente da renda da venda de plantas, segundo sublinhou Zuleika Rodrigues.

PUB

PUB

PUB

To Top