PUB

Talento

Santo Antão: “Betchinha” é um renomado produtor de tambor tradicional

Sebastião Monteiro, ou simplesmente Betchinha, é um renomado e conhecido produtor do tambor tradicional na ilha de Santo Antão. Natural da Ribeira da Torre, Ribeira Grande, e residente no Porto Novo, Betchinha teve o primeiro contacto com a confecção de tambores em 1983, mas só a partir de 94 profissionalizou-se quando se viu “obrigado” a aceitar um pedido do Senegal de quatro tambores.

Este artesão diz-se fascinado pelo tambor desde pequeno e hoje, aos 64 anos, é considerado um exímio tamboreiro e figura de destaque das festas juninas em Santo Antão. Tanto é que os tambores produzidos por Betchinha percorrem o mundo.

Há poucos países, conforme diz, que não tenham uma das suas obras de arte, muito impulsionado pelos políticos que fazem questão de levar tambores  para o exterior como presentes.

Betchinha é também frequentemente requisitado para ministrar formações sobre a confecção de tambores no país e também no exterior e sonha criar a sua própria escola para ensinar crianças e jovens a arte de produzir este instrumento tradicional, protagonista das festas juninas em Cabo Verde.

Hoje em dia a confecção de tambor não deixa de ser um meio de vida, mas acima de tudo, conforme avança Betchinha, uma forma de impedir que a tradição caia no esquecimento.

PUB

PUB

PUB

To Top