PUB

Política

Programa de Governo: Moção de Confiança votada hoje no Parlamento – Ulisses reitera vacinação como prioridade

O Primeiro-ministro reiterou a vacinação como prioridade durante a apresentação do Programa do VIII Governo Constitucional no Parlamento. A Votação da Moção de Confiança acontece ainda esta segunda-feira (14), na Assembleia Nacional.

O Programa do Governo, que será votado, esta segunda-feira (14), na sessão Extraordinária Especial da Assembleia Nacional, apresenta e define os objetivos, as medidas, as orientações políticas e as prioridades que o novo Executivo pretende executar nos próximos cinco anos.

No seu discurso, o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, relembrou que o Programa elaborado pelo seu Governo “está inserido num contexto com efeitos conjugados, sanitário, económico e social muito grave”. E que, por isso, o documento parte de condições “extremamente difíceis” ao nível das finanças públicas, das empresas e da vida das pessoas.

Correia a Silva recordou, ainda, que em vários países houve suspensão temporária dos limites do défice orçamental, e, neste sentido, Cabo Verde também deve seguir esta tendência.

Assim sendo, o PM reiterou as prioridades para o médio prazo do seu Programa de Governo que fará, igualmente, pontes para o longo prazo e, assim, atingir o desenvolvimento sustentável.

“Na situação de emergência e de contingência em que o país se encontra, a primeira prioridade é massificar a vacinação para atingirmos a meta de vacinar mais de 70% da população de Cabo Verde em 2021”, destacou Correia e Silva.

O Chefe do Governo apontou ainda como prioridades na “conjuntura atual” o relançamento da economia e o emprego. Neste sentido, disse que será acionado o Conselho de Concertação Social para a celebração de um Acordo de Médio Prazo orientado para a recuperação e o relançamento da economia. Com o foco na retoma do turismo, melhoria do ambiente de negócios, o investimento na qualificação, empregabilidade e empreendedorismo dos jovens “para, em 2026, reduzirmos o número de jovens fora da educação, fora do emprego ou da formação”.

As outras prioridades identificadas para a legislatura, conforme o Primeiro-ministro, são a eliminação da pobreza extrema e redução da pobreza absoluta, aumentar a resiliência do país e diversificar a economia e, ainda, dotar Cabo Verde de “bos sistemas” de segurança, de justiça e de saúde.

“O Programa do Governo que agora se apresenta acontece sob o signo da resiliência e da confiança em Cabo Verde, no seu povo. É um compromisso político que se enquadra numa ambição maior que é a Agenda 2030, que visa atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, concluiu Ulisses Correia e Silva.

Para a aprovação do Programa do Governo, em dabate esta segunda-feira, 14, bastam os votos favoráveis dos deputados do MpD, partido com maioria no Parlamento.

PUB

PUB

PUB

To Top