PUB

Cinema

Praia: Antestreia do  filme “Tarturismo” assinala Dia Mundial das Tartarugas Marinhas 

O auditório do Palácio da Cultura Ildo Lobo no Platô recebe, quarta-feira,16, a antestreia do filme documentário “Tarturismo” de Mário Benvindo Cabral, neste dia em que se assinala o Dia Mundial das Tartarugas Marinhas.

“Tarturismo”, filmado entre 2015 e 2017, na Boavista, vai ser apresentado pelo professor Wlodzimierz J. Szymaniak às 17h30, com presença restrita devido à situação da pandemia.

Trata-se de um documentário de 51 minutos que retrata a questão da preservação de uma espécie em extinção, numa ilha turística em crescimento.

O projeto fez parte da seleção da residência artística “Africa Doc 2010” que decorreu em St.Louis, Senegal.

O Tarturismo foi produzido pela produtora cabo-verdiana Global Produções e foi muito apoiado na ilha da Boavista.

Sinopse

“As tartarugas marinhas correm risco de extinção. Boavista é, depois das ilhas Masirah, em Oman e Flórida nos EUA, a terceira maior reserva do mundo de nidificação da tartaruga. Anualmente mais de 3.000 tartarugas procuram as praias da Boavista para a nidificação. Os peritos do meio ambiente temem a vida desta espécie em extinção com a crescente chegada em massa dos turistas”, explia a sinopse.

O turismo é considerado pelo Governo como o vetor de desenvolvimento e muitos consideram-no o petróleo de Cabo Verde. 

O investimento na ilha da Boavista é visível, com a chegada de grandes grupos económicos. 

A sinopse alerta ainda que as estimativas apontam para a chegada de um grande número de turistas à procura de praias desertas e virgens. Este sossego é também procurado pelas tartarugas em extinção.

A protecção das tartarugas e o turismo são duas prioridades, que muitos acreditam não ser compatíveis.

PUB

PUB

PUB

To Top