PUB

Saúde

“Diagnósticos feitos nos laboratórios cabo-verdianos são confiáveis” – Maria da Luz Lima

A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, diz que os diagnósticos feitos nos laboratórios cabo-verdianos são “confiáveis”. A mesma teceu essas considerações a propósito do IV Congresso de Controlo de Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa (CCQL-PLP), que arranca hoje (17), na cidade da Praia.

Conforme Maria da Luz Lima, todos os procedimentos de qualidade, realizados, tanto nos laboratórios clínicos, como nos laboratórios privados, ou ainda, nos de saúde pública, são confiáveis. O desafio, diz a responsável, está na aquisição de materiais de laboratório.

“A população pode confiar tranquilamente na capacidade de diagnóstico do país. O que precisamos, sobretudo, neste momento, é a aquisição de reagentes, consumíveis que são materiais que têm o seu custo”, disse citada pela RCV.

Ainda assim, Maria da Luz Lima, garante que há um “esforço” no sentido de melhorar a capacidade dos laboratórios para “darem cada vez mais e melhores respostas”.

Lima fez estas declarações a propósito do IV Congresso de Controlo de Qualidade Laboratorial da CPLP, que se realiza com lugar nesta quinta e sexta-feira na cidade da Praia.

O evento é uma parceria entre o INSP e o Instituto Nacional de Saúde Pública Doutor Ricardo Jorge (INSA), de Portugal. Segundo a organização, o congresso visa contribuir para a harmonização de procedimentos e metodologias de controlo da qualidade na área do diagnóstico laboratorial.

Sob o lema “Laboratórios da CPLP na melhoria da qualidade laboratorial”, o evento pretende promover a formação e o debate entre os países de língua portuguesa.

Além disso, pretende ajudar na definição de critérios de desempenho laboratorial, especificações e indicadores da qualidade, tendo em vista, a melhoria do diagnóstico com benefício direto para as instituições, e para a população em geral, dos países envolvidos.

O IV CCQL-PLP decorre entre hoje e amanhã, numa das unidades hoteleiras da capital do país em formato presencial e ‘online’.

PUB

PUB

PUB

To Top