PUB

Covid-19

Até Setembro: AstraZeneca deve entregar 50 milhões de doses de vacinas à UE

AstraZeneca e União Europeia (UE)reclamaram vitória num conflito judicial sobre as alegações que o fabricante de vacinas contra a COVID-19 não estava a produzir vacinas com rapidez suficiente. Acordo: entrega até 27 de Setembro, de 50 milhões de doses de vacinas.

O contrato da AstraZeneca com a Comissão previa – lembra o portal pt.euronews.com -, a distribuição inicial de 300 milhões de doses, com uma opção para mais cem milhões, mas a entrega foi muito mais lenta do que as previsões iniciais da Farmacêutica.

Um Tribunal belga ordenou, nesta sexta-feira, 18, que a Empresa Farmacêutica entregasse 50 milhões de doses aos membros da EU, até 27 de Setembro, menos do que Bruxelas tinha exigido.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, diz que são bons resultados para a Europa. E que é, também, um reconhecimento claro de que os acordos de compra antecipada têm uma base jurídica sólida, concluindo que a estratégia de vacinação da União Europeia produz resultados.

A AstraZeneca foi encarada como sendo um pilar fundamental do lançamento da vacina. Ambos os lados reclamaram a vitória, tendo a Comissão Europeia sublinhado que a Empresa não honrou os compromissos e pede uma penalização financeira de dez euros por cada dose que não for entregue.

PUB

PUB

PUB

To Top