PUB

Covid-19

EUA: Trump sugeriu enviar doentes com COVID-19 para Guantánamo

Um livro de dois jornalistas do “Washington Post” revela que o ex-Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, propôs o envio de Norte-Americanos regressados da Ásia, com COVID-19, para a Base Militar de Guantánamo (em Cuba).

Os autores, Yasmeen Abutaleb e Damian Paletta – de acordo com jn.pt -, escreveram que Donald Trump sugeriu a ideia, duas vezes, em Fevereiro do ano passado, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) não tinha ainda declarado a Pandemia de COVID-19 e os casos conhecidos do novo Coronavírus SARS-CoV-2 estavam concentrados no Continente Asiático.

“Não somos proprietários de alguma ilha? Porque não Guantánamo? Importamos bens, não vamos importar um vírus”, disse o ex-Presidente, durante uma Reunião, na Sala de Crise da Casa Branca, com assessores e responsáveis.

Os dois jornalistas recriaram a situação no novo livro, a partir de entrevistas com mais de 180 pessoas, algumas das quais responsáveis do Governo dos EUA e funcionários da Saúde.

De acordo com o livro, as outras pessoas presentes na Sala reagiram com estupefacção à ideia de Trump, “preocupadas com o efeito que iria gerar colocar em quarentena os turistas Norte-Americanos, na mesma Base das Caraíbas, onde o País detém suspeitos de Terrorismo”.

O livro, intitulado “Nightmare Scenario: Inside the Trump Administration’s Response to a Pandemic That Changed History” (Cenário de Pesadelo: Nos Bastidores da Resposta da Administração Trump a uma Pandemia que Mudou a História” – , numa tradução livre), relatou, com este episódio, processos de decisão “caóticos e, muitas vezes, grosseiros” na Casa Branca, repletos de “lutas de Poder”.

O “Washington Post” foi um dos grandes jornais americanos que mais criticou Trump, durante o mandato e, especialmente, pela gestão da Pandemia.

Actualmente, na Base Naval de Guantánamo (Cuba) estão 40 dos quase 800 reclusos que chegou a receber, desde a abertura, em 2002, decidida pelo antigo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em resposta aos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001.

Os EUA são o País no Mundo com mais mortos (602 mil 86) e casos de COVID-19 (33 milhões 553 mil 967).

A Doença é transmitida pelo novo Coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019, em Wuhan, uma Cidade do Centro da China.

PUB

PUB

PUB

To Top