PUB

Diáspora

Wise, o rap que espelha a verdade e a realidade de um povo

Wise Henrick é um jovem rapper natural da ilha de Santiago, que actualmente reside nos Estados Unidos. Conforme conta, começou a traçar a sua carreira no mundo do rap há cerca de 15 anos, quando ainda estava no liceu.

A primeira actuação pública deste rapper foi num concurso de talentos realizado na cidade da Praia, onde, juntamente, com um amigo conquistou o primeiro lugar. Entretanto, em Cabo Verde, devido à sua timidez na altura não chegou ter muitas performances públicas.

“Eu era muito tímido e tinha muito medo dos palcos, mas isso mudou. Nos Estados Unidos já tenho uns quatro anos a actuar no Festival de Brockton”, explica.

Ao longo dos anos gravou vários mixtapes, registos que acabou por retirar das plataformas digitais, devido a uma mudança de mentalidade do próprio rapper.

“Tive que retirar esses mixtapes do youtube e do soundlcoud, não por ter vergonha do que cantava, mas por já não me identificar com essas músicas. Acredito que para um futuro melhor devemos trabalhar no presente e aquele passado é algo que não quero passar ao público actualmente”, diz Wise.

Nas suas músicas este rapper procura consciencializar o povo sobre os seus problemas e mostrar que a resolução depende de cada um. Nos últimos seis meses Wise Henrick alcançou alguma notoriedade na cena do rap crioulo, após lançar três músicas que suscitaram uma série de reacções de várias pessoas.

Com as músicas “Alex Évora”, “1 voz riba silêncio” e “Nhas Gritus”, este rapper disparou em várias direcções, visando a classe política, o povo e alguns rappers com algum mediatismo. Entretanto, diz que nunca o objectivo foi atacar qualquer rapper, mas sim colocar na música aquilo que pensa.

Apesar do seu percurso no mundo da música, até então Wise não tem qualquer álbum lançado. Mas pretende, ainda este ano lançar um CD. Sem levantar muito o véu, revela que antes disso tem na forja mais um single, que vem na sequência dos três lançados  nos últimos seis meses.

PUB

PUB

PUB

To Top