PUB

Sociedade

ICIEG e Fundo do Turismo celebram acordo para igualdade de género do sector

O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade de Género e o Fundo do Turismo de Cabo Verde elaboraram um plano para a transversalização da igualdade de género no sector turístico em Cabo Verde, que emprega cerca de 9 mil mulheres.

Trata-se de um plano de intervenção, cuja finalidade é apoiar o sector turístico na utilização de uma abordagem de género e promover o trabalho digno para mulheres em situação de vulnerabilidade.

O plano, segundo nota enviada à imprensa, propõe intervenções concretas, orçamentadas e prontas a serem implementadas no horizonte 2021-2025.

O ICIEG terá a missão de executar as atividades plasmadas no plano de transversalização, em que as ações a serem realizadas visam o empoderamento das mulheres, no contexto da retoma do turismo no pós covid-19.

“O plano visa, sobretudo, tratar as questões do turismo, do ponto de vista do trabalho digno. Sabendo que quem está no sector, que representa 23% do PIB, são mulheres – 9 mil mulheres. É preciso traçar um plano que vá de encontro à promoção do trabalho digno de empoderamento das mulheres, daí a necessidade de se traçar um plano ousado”, explicou esta manhã a presidente do ICIEG, Rosana Almeida, em declarações à rádio pública.

Segundo Rosana Almeida, o ICIEG vai capacitar todas as mulheres da gestão turística, com enfoque no género, e trabalhar dados estatísticos, considerados fundamentais para “saber onde é que estamos e para onde é que caminhamos”.

O ato de assinatura do acordo entre o ICIEG e o Fundo do Turismo terá lugar às 16h30 desta terça-feira, no Ministério do Turismo, na Cidade da Praia.

PUB

PUB

PUB

To Top