PUB

Cultura

Artistas cabo-verdianos lamentam morte de Jacob dos Kassav

Os artistas cabo-verdianos, entre outros amantes do zouk e dos Kassav, em Cabo Verde estão a lamentar a morte do guitarrista e fundador da banda Kassav, Jacob Desvarieux, falecido nesta sexta-feira,30, vítima da covid-19.

As reações são várias, sobretudo nas redes sociais, Facebook e Instagram, por parte dos artistas, mas também de outros cabo-verdianos fãs dos Kassav, o grupo internacional que já esteve algumas vezes em Cabo Verde para shows com muita adesão.

No seu Instagram, Loony Johnson escreveu “Pai do Zouk e de muitas influências o mundo da música ficou mais pobre. Rest in Peace”.

Por sua vez, Gil Semedo lamentou também a partida de Jacob, que para ele foi “inspiração” de muitos artistas do Zouk e não só.

“Obrigado Jacob pela inspiração que nos deu. Descanse em Paz irmão”, escreveu o artista na sua página do Facebook.

Outros artistas também homenagearam Jacob postando fotos juntos e reconhecendo-lhe como referência e grande inspirador daqueles que escolheram o Zouk como estilo, hoje mais para o Kizomba.

O cantor angolano Don Kikas também deixou o seu “descanse em paz” por Jacob, relembrando-lhe como “o grande chefe do Zouk, pai dos Kassav que nos alimentou o espírito e ajudou-nos a crescer com alegria e o sentimento da sua música”.

Histórico

Nascido em Paris, em 1955, Desvarieux foi hospitalizado a 12 de julho depois de ter contraído Covid-19, e colocado em coma induzido, devido a um estado de saúde debilitado, na sequência de um transplante renal, indicou a empresa.

Devido à situação, a banda cancelou recentemente todos os concertos programados.

“As Índias Ocidentais, África e a música acabam de perder um dos seus maiores embaixadores. Jacob, graças à sua arte, aproximou as Índias Ocidentais e a África. Dakar, onde viveste, chora por ti. Amigo de despedida”, escreveu o cantor senegalês Youssou Ndour, numa mensagem divulgada na sexta-feira, à noite, na rede social Twitter.

Fundada em 1979 pelos músicos Pierre-Edouard Decimus e Freddy Marshall, os Kassav lançaram o primeiro álbum “Love and Ka dance”, em 1979, e atingiram o auge da popularidade, com o ‘zouk’, estilo de música que deu origem a êxitos mundiais cantados em crioulo, como “Zouk la sé sèl médikaman nou ni” (1984), ou “Syé bwa” (1987).

Kassav em Cabo Verde

Nos seus mais de 40 anos de carreira os Kassav passaram por Cabo Verde e realizaram shows muito marcantes e de muita adesão do público que se deslocava de ilha, em ilha, para ouvir a mítica banda de zouk da Martinica e de Guadalupe.

De relembrar as atuações de 2009 em São Filipe do Fogo, de 2015 no Festival de Santa Maria, 2017 em Porto Novo, Santo Antão, entre outros.

O último show de Jacob em Cabo Verde foi em Fevereiro de 2019, no espetáculo de “40 anos de sucesso. 20 Anos de Labuta” da empresa BruGil Eventos, na Várzea.

PUB

PUB

PUB

To Top