PUB

Convidados

KASSAV!

Por: Elsa Fontes

«Zouk la sé sèl médikaman nou ni» – Com esta canção, o grupo espalhou a sua música por África, pela América Latina e também pela Europa, até mesmo em países da Ásia, popularizando também a dança zouk.

zouk[1] é um estilo musical que surgiu nas Antilhas, um arquipélago que está no leste da América Central e faz fronteiras com o Mar do Caribe ao sul e oeste, com o Golfo do México ao noroeste e com o Oceano Atlântico a norte e leste.

O ritmo é bastante rápido, o que envolve muita técnica, equilíbrio e consciência corporal. ZOUK = A dança, é bastante comum no Caribe, assim como o merengue, o zouk é dançado trocando-se o peso, basicamente na cabeça, nos tempos musicais (o que muitos professores de dança chamam simplesmente de tempo).

Sobre Guadalupe

Com praias de areias brancas, picos vulcânicos e parques protegidos, além de alguns dos locais de mergulho mais impressionantes do mundo, Guadalupe é o paraíso de todos os que adoram explorar ilhas. Este arquipélago francês é um dos segredos mais bem guardados do Caribe, sendo uma alternativa mais relaxante do que outros destinos famosos da região.

As lhas de Guadalupe e Martinica (nas Antilhas Menores) e a Guiana Francesa (na costa norte da América do Sul, entre o Suriname e o Brasil), constituem os departamentos ultramarinos da França nas Américas (DFA). Integram a França desde 1946 e as suas estruturas políticas e administrativas refletem as adotadas na França metropolitana.

Com 65 anos, o intérprete do sucesso “Mwen anvi”, está num estado estável no hospital de Pointe-à-Pitre em Guadalupe, informam os seus familiares na sua conta do Facebook a 18 de Julho de 2021.

A minha pretensão é homenagear em vida Jacob Desvarieux nascido dia  21 novembro 1955 em Paris, é guitarrista, músico, arranjador e produtor francês. Ele é um dos co-fundadores do grupo musical Kassav.

Da minha geração posso atrever-me a dizer que os Kassav estavam no Top, mesmo agora pois viraram intemporais.

Kassav[2] (palavra em crioulo antilhano que significa mandioca) é uma banda de zouk oriunda de Martinica e de Guadalupe[3] formada em 1979. Os membros originais da banda eram Jocelyne Béroard, Jacob Desvarieux, Jean-Philippe Marthély, Patrick St. Éloi (falecido), Jean-Claude Naïmro, e Georges Décimus juntamente com alguns outros componentes, que permanecem pouco tempo no grupo.

Quem não se lembra de : Zouk la sé sèl médikaman nou ni; Ou lé; Syé Bwa, entre outras ?

A adrenalina que passavam para o público e que ainda prevalece quando se ouve. Passam uma energia contagiante com muita cor, positividade que nos prende e nos dá alento sobretudo em momentos de melancolia.  

Na voz rouca de Jacob, na voz forte de Jocelyne, nos baixos e coro da banda, momentos ficam para comemorar. Tornamo-nos fãs deste grupo. Na música, na moda, mostrando-nos como podemos chegar a Àfrica…aqui tão perto com o seu ritmo, o seu género musical…afinal descendemos de escravos…

De realçar o Forte de Delgrès que foi inicialmente construído para defender o porto de Basse-Terre contra os ataques ingleses. Foi rebaptizado em 1989 como homenagem a Louis Delgrès, uma das principais figuras das Ilhas Guadalupe para a abolição da escravatura.

Segundo um breve comunicado de imprensa, o ambiente familiar do músico Jacob Desvarieux comunica sobre o seu estado de saúde, que “é considerado estável pelos seus médicos”.

No dia seguinte à divulgação da informação que anuncia a admissão do músico Jacob Desvarieux no hospital, a produção do seu grupo Kassav, confirma a informação, acalma  sobre a sua saúde para silenciar rumores alarmantes.

Jacob Desvarieux foi induzido a um coma artificial para lhe dar os cuidados necessários. Este é um protocolo médico clássico.

O músico diabético de Guadalupe foi esta semana ao hospital universitário como parte dos check-ups regulares que tem feito desde o seu transplante. E durante esses testes, deu positivo para o Covid-19. Jacob Desvarieux foi hospitalizado por complicações relacionadas com o seu transplante.

A sua condição é considerada estável pelos seus médicos. Aguardemos pois parece-me que é  grande a vontade de viver deste grande da música e vir quiça, a Cabo Verde de novo transbordando de energia característico…é a minha pretensão…aguardemos então! Até lá Melhoras rápidas e boas para o Jacob Desvarieux.

Se assim não for…hei-de recordar para sempre Jacob com as suas típicas jardineiras e fazendo vibrar o público com a sua voz.

Como o malogrado que cedo deixou os Kassav, Patrick Saint-Éloi, nasceu a 20 de Outubro de 1958 em Pointe-à-Pitre e faleceu a 18 de Setembro de 2010 (com 51 anos) e era um cantor Guadalupeano.

Patrick Saint-Éloi era o pioneiro de Zouk Love e um dos pilares de Zouk nas Caraíbas. Era o autor e intérprete da canção West Indies, o primeiro êxito de Zouk Love lançado em 1982 no seu primeiro álbum a solo Mizik Sé Lanmou (“música é amor”).[4]

Que haja Amor e portanto que haja música!

29 de Julho de 2021

[1] wikipédia

[2] wikipédia

[3] Guadalupe, território ultramarino francês, é um grupo de ilhas no sul do mar do Caribe. Com formato parecido com uma borboleta, suas 2 maiores ilhas são separadas pelo rio Salée. A montanhosa ilha Grande-Terre tem praias extensas e plantações de cana-de-açúcar. Na ilha Basse-Terre, o Parque Nacional de Guadalupe abrange as Cataratas de Carbet e o vulcão La Grand Soufrière. Entre as ilhas menores, estão Marie-Galante e La Désirade. ― Google

[4] Google

PUB

PUB

PUB

To Top