PUB

Cultura

Fogo: Mosteiros celebra dia do município de 11 a 15 de Agosto com várias actividades

Depois de ver todas as actividades canceladas devido à pandemia, o ano passado. Mosteiros volta a celebrar o Dia do Município, ainda que com restrições devido à covid-19, de 11 a 15 de Agosto.

Segundo o site oficial da autarquia, a  programação geral das celebrações foi aprovada na XI reunião ordinária da Câmara Municipal realizada na passada quinta-feira, 22, uma semana antes do anúncio do levantamento do estado de calamidade pelo Governo, e entrada em vigor do estado de contingência.

As atividades, garantem, foram programadas para começarem às 09 da manhã e terminar à meia noite, estando sujeitas às restrições anunciadas pelas autoridades, nomeadamente a apresentação de testes ou cartão de vacinação da Covid-19 e o uso de máscara nos espaços dos eventos.

Do programa constam atividades desportivas, culturais e políticas, bem como entrega de habitações sociais a famílias de baixa renda.

A Feira DjarFogo, na rua pedonal da cidade de Igreja, marca o arranque oficial das festas do município que este ano assinala os 30 anos da sua criação, logo no dia 11.

A par desta atividade que pretende promover produtos e serviços da região, o primeiro dia está reservado para jogos de mesa, torneio de PlayStation e corrida do município em bicicleta.

No dia internacional da Juventude, 12, e data localmente dedicada ao Emigrante, estão previstas atividades para estes dois públicos.

No Gabinete Municipal do Empreendedorismo realiza-se uma sessão sobre o empreendedorismo digital, enquanto no salão nobre dos Paços do Concelho acontece a 3ª edição da Conferência dos Municípios Geminados e Amigos de Mosteiros. A Gala do Emigrante fecha a programação, no dia 12.

No dia seguinte, acontece a sessão especial da Assembleia Municipal, em comemoração ao dia do município e dos 30 anos da criação da autarquia mosteirense.

Nesta sessão, serão homenageados profissionais de saúde do concelho e da comunidade emigrada pelo contributo que deram na prevenção e combate à covid-19, no concelho. Após a sessão, a autarquia vai entregar habitações a famílias de baixa renda, numa data em que vai ser apresentado o programa de habitação da edilidade, o Nha Kaza Nha Grandeza.

O programa do terceiro dia das celebrações é ainda reservado à final do Torneio de PlayStation, à abertura da Liga de Matraquilhos e uma Sessão Especial do Todo Mundo Canta para homenagear Giovani Rodrigues, que, até 2019 vinha participando na banda suporte do concurso musical. A Gala juntará vozes de Todo Mundo Canta de edição dos anos 80 a 2019.

Para o dia 14 de agosto está agendada a primeira edição da Gala Talaia Baxu, que foi adiada em Junho, devido à Covid-19. Esta edição vai homenagear uma figura desta manifestação cultural mosteirense, que será conhecida nos próximos dias.

Antes, velhas glórias do futebol vindas da diáspora jogam a Taça Comunidades, com as velhas glórias residentes no concelho.

As atividades terminam no dia 15 de agosto com a realização de provas de desporto aquático, nomeadamente, natação, corrida de botes e pesca à linha.

PUB

PUB

PUB

To Top