PUB

Cultura

Daniel Pereira lança “Um Mar de Conflitos” na Praia e no Sal

“Um Mar de Conflitos” é o novo livro do historiador mindelense, Daniel Pereira, a ser lançado na Praia e Sal. 

O Centro Cultural Brasil-Cabo Verde, na cidade da Praia acolhe na quinta-feira,12, o lançamento da obra “Um Mar de Conflitos” do autor Daniel Pereira, com a chancela da Rosa de Porcelana Editora.  O mesmo livro é lançado um dia antes, 11, na ilha do Sal.

Na Praia, o lançamento do livro deste historiador mindelense está marcado para às 18 horas.

Segundo a sua editora, “Um mar de conflitos – Marcellino Rezende Vs Manoel António Martins” apresenta uma ampla documentação que fora coligida por Marcelino Rezende Costa, Escrivão Deputado da Junta da Fazenda da Província de Cabo Verde de então, tendo como escopo, servir de apoio probatório em sua defesa e, através dela, partir para uma série de acusações contra Manuel António Martins, figura “incontornável” da história do arquipélago cabo-verdiano, na primeira metade do século XIX.

Esta obra, de 744 páginas, editada em 2020, é um registo histórico sobre uma personalidade marcante de Cabo Verde que irá contribuir para uma importante reconstituição do perfil dessa personagem histórica.

A sua apresentação, no dia 12, está a cargo de Manuel Brito-Semedo e Nardi de Sousa.

Por razões sanitárias, os organizadores desta apresentação informam que o evento terá entrada limitada, pelo que os interessados em participar devem confirmar a presença através do e-mail rosadeporcelanaeditora@gmail.com até ao dia 10 de Agosto.

A mesma obra será lançada um dia antes, 11 de Agosto, às 18 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal, apresentada por Júlio Rendall.

Sobre o autor

Daniel António Pereira nasceu na cidade de Mindelo, São Vicente, em 1951, e foi criado na cidade da Praia, desde o seu 1º ano de idade, onde fez praticamente todo o seu aprendizado escolar – primário e secundário.

Entre 1976 e 1981 frequentou a Faculdade de Letras e licenciou-se em História pela Universidade Clássica de Lisboa.

Regressou a Cabo Verde em 1981, tendo desempenhado primeiramente cargo de professor em algumas escolas da cidade da Praia.

Mais tarde, iniciou uma carreira diplomática, tendo desempenhado, entre outras, funções de director do Gabinete de Estudos, Conselheiro Cultural do Presidente da República, Conselheiro diplomático do primeiro-ministro e Embaixador de Cabo Verde no Brasil.

Pereira é ainda membro fundador da Associação dos Escritores Cabo-verdianos (AEC) e da Associação dos Diplomatas Cabo-verdianos (ADC), sendo desta, seu primeiro presidente.

Na qualidade de autor e historiador, Daniel Pereira possui mais de dez livros sobre a História de Cabo Verde, com dezenas de artigos publicados em diversos jornais e revistas, nacionais e estrangeiros que lhe rendeu proferir palestras e conferências em várias universidades em Portugal, Estados Unidos da América, Brasil, Senegal, Angola e Países Baixos.

PUB

PUB

PUB

To Top