PUB

Política

Visita ao Brasil foi “bem conseguida e com resultados positivos” – Jorge Carlos Fonseca

De regresso ao país, depois de uma visita de cinco dias ao Brasil, o Chefe de Estado cabo-verdiano destaca o reforço dos laços de cooperação entre os dois países lusófonos.

Segundo o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, estão lançadas as sementes para uma relação muito mais alargada entre Cabo Verde e o Brasil, após o término da sua visita às “terras de Vera Cruz”.

“A visita ao Brasil foi bem conseguida e com resultados muito positivos para Cabo Verde. Creio que lançamos novas sementes para um relacionamento muito mais alargado com o Brasil, que possa atingir não só a cooperação por via diplomática a nível bilateral e no seio da CPLP”, destacou.

O Chefe de Estado manteve conversas com o presidente Jair Bolsonaro, sobre as relações de colaboração já existentes, bem como, o reforço de novos laços de cooperação em áreas como a segurança marítima, a defesa, a formação, a assistência técnica e a cooperação económico-empresarial.

Laços que, conforme Fonseca, devem ter em vista não só o mercado cabo-verdiano, mas também como o africano, particularmente o da CEDEAO.

A visita também abrangeu uma componente político-diplomática com as comunidades cabo-verdianas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

“A comunidade cabo-verdiana no Brasil está muito bem integrada. Há a vontade das pessoas terem mais, de terem o passaporte e a nacionalidade, mas num ambiente de tranquilidade (…) no geral estão muito bem integrados”, defendeu Jorge Carlos Fonseca.

Durante os cinco dias, o Presidente da República manteve, ainda, contactos com os governadores dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e com outras entidades brasileiras.

Jorge Carlos Fonseca deve chegar ainda na noite desta terça-feira, 3, à cidade da Praia.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top