PUB

Covid-19

Certificado de Covid-19 Nha Card vai ter reconhecimento internacional – Ministro

Está a ser negociado o reconhecimento do certificado Nha Card para países da União Europeia, CEDEAO e EUA, garante o ministro da saúde. O certeficado entra em vigor no país a 1 de Setembro.

Arlindo do Rosário diz que o processo está a correr bem, até porque as vacinas que Cabo Verde está a administrar à sua população são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde.

“Estamos a trabalhar com todos os países de forma a que eles aceitem o nosso certificado, como nós fizemos com o deles, e o processo está a decorrer muito bem. De uma forma geral será fácil, na medida em que nós estamos a basear, fundamentalmente, nas vacinas que nós estamos a utilizar, reconhecidas pela OMS”, garante.

Arlindo do Rosário esclarece ainda a utilidade do certificado Nha Card, que começa a vigorar no país a partir do dia 01 de setembro.

“O que se prevê é facilitar de uma forma a vida das pessoas. Com uma dose da vacina, com um teste PCR, um registo que mostra que está vacinado a pessoa pode entrar. O nível de vacinação está a aumentar consideralvente nesses ultimos dias, sobretudo em Santiago, portanto, acredito que até Setembro teremos pelo menos toda a população elegível vacinada”.

O certificado Covid-19 de Cabo Verde é emtido pelo Ministério da Saúde de forma gratuita através da plataforma digital, nas delegações de saúde, na casa do cidadão, no balção único das câmaras municipais e ainda no aplicativo “Nha Card”.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top