PUB

Desporto

“Cabo Verde precisa de mais planificação para participar em competições internacionais” – Carlos Monteiro 

O ministro-adjunto do Primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, considera ser preciso haver uma melhor planificação sempre que as seleções vão participar em competições internacionais.

O responsável da tutela da pasta do Desporto, Carlos Monteiro, visitou a seleção cabo-verdiana de basquetebol sénior masculina, no âmbito da participação na 30.ª edição do Campeonato Africano de Basquetebol, Afrobasket 2021.

O capitão da seleção, Fidel Mendonça, aproveitou a ocasião para fazer um apelo às instituições públicas e privadas a apoiarem a seleção que irá participar na maior competição, ao nível das seleções africanas, de 24 de agosto a 5 de setembro, em Kigali, no Ruanda.

“Para que possamos ter uma boa prestação temos que ter uma boa preparação, e para ter uma boa preparação temos de ter um bom planeamento, e para ter um bom planeamento temos que ter dinheiro a tempo e horas”, afirmou.

Por sua vez, Carlos Monteiro concordou com o capitão da seleção de basquete, mas, salientou, além dos apoios, que é preciso maior planificação.

“É preciso uma maior planificação da participação de Cabo Verde nestas competições internacionais, porque muitas coisas são preparadas muito em cima da hora, o que também encarece, e muito, estas deslocações e participações internacionais”, disse o ministro-adjunto do Desporto.

Segundo Monteiro, o Governo, através do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), tem que fazer um esforço junto das diferentes federações das diversas modalidades para se conseguir ter um planeamento com maior antecedência, “o que diminuirá os custos e melhorar em termos técnicos e logísticos a própria preparação dos atletas”.

Questionado pelos jornalistas se ao defender isso não estava a passar a bola para as federações, Carlos Monteiro diz que o Governo e as federações “vão encontrar, juntos, uma melhor forma de conseguir”, de planificar as participações das seleções, das diversas modalidades, nas competições internacionais.

Mesmo sem participar em qualquer jogo de treino de preparação do Afrobasket’2021, a seleção nacional mostra-se confiante na força e união do grupo.

Cabo Verde vai partilhar o seu grupo com as equipas seleções do Ruanda, da R. D. Congo e de Angola, na competição que decorrerá de 24 de agosto a 5 de setembro, em Kigali, Ruanda

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top