PUB

Economia

Empreendedorismo: Jovens produzem candeeiros decorativos a partir da reciclagem de vidro e PVC

Odair Tavares e Edmilson de Melo são dois jovens empreendedores que apostam na produção de candeeiros decorativos usando garrafas de vidro e tubos PVC usados. Os dois amigos encontraram na reciclagem destes materiais, normalmente jogados no lixo, uma oportunidade de negócio rentável e amigo do ambiente. 

Odair Tavares a esquerda e Edmilson de Melo a direita

Odair Tavares e Edmilson de Melo produzem diversos tipos de candeeiros decorativos económicos e que servem tanto para decorações de casas, quanto restaurantes e esplanadas. 

Odair conta que a ideia surgiu, no ano passado, durante o período de quarentena por causa da covid-19. “O meu colega Edmilson vive na Assomada (Santa Catarina) e eu na Praia. Durante o isolamento começamos a trocar ideias por telefone, então, ele lançou-me o desafio de produzir candeeiros através de garrafas de vidro. Mandou-me fotos e vídeos de alguns candeeiros já produzidos por ele. Achei interessante e depois, da troca de experiência, começaram a surgir os meus primeiros candeeiros”. 

E, para essa produção, Odair avança que o tipo de material usado são essencialmente garrafas de vidro e pedaços de tubos PVC descartados no lixo. “Os materiais são recolhidos em vários pontos da cidade da Praia, contando com a colaboração dos amigos que trabalham principalmente nos restaurantes, bares, lojas e construção civil. Semanalmente fazemos a recolha das garrafas junto de alguns estabelecimentos, mas também alguns jovens e crianças que já conhecem os nossos trabalhos sempre que têm garrafas disponível contacta – nos para ir buscarmos”. 

 Conforme Odiar, as garrafas são utilizadas para produzir os pés dos candeeiros e os tubos para fazer a parte da cabeça.  Em média, como diz, fazem um par de candeeiros por hora, variando o preço de 700 a 3 mil escudos cada par, consoante o modelo e o tamanho. 

“Em menos de um ano já comercializamos mais de 50 pares de candeeiros decorativos para casas e restaurantes. Algumas pessoas vêm comprar aqui no nosso espaço, na zona de Várzea, mas a maioria faz o seu pedido através da nossa página D’Melo & Rodrigues no facebook”, diz.  

Segurança 

Odair Tavares garante que os candeeiros são feitos pensado na segurança dos clientes, sobretudo aqueles que têm crianças em casa. “Normalmente utilizamos tubos PVC e garrafas de vidro para fazer os candeeiros. Mas para quartos das crianças preparamos candeeiros usando essencialmente tubos PVC e madeira, no sentido de evitar materiais cortantes nestes espaços. E também usamos fios de eletricidade duro e bem isolado para garantir segurança das crianças”.  

E, para o futuro, já pensam em fazer copos de vidro a partir de garrafas cortadas. “A parte superior das garrafas usamos para fazer candeeiros de teto e a parte de baixo vamos fazer copos. Mas também já temos um projecto para produzir de cortinas usando as cortiças retirados das garrafas”. 

Por seu turno, Edmilson de Melo, um dos promotores da ideia, fala do sonho de criar uma escola para ensinar outros jovens a reciclar materiais e objectos que existem, por aí, muitas vezes 

“Muitos jovens já mostram interesse por essa área. Por isso, nossa ideia é criar uma escola para ensinar-lhes a fazer a reciclagem não só de garrafas de vidro, mas também  produzir carros de arames , chaveiros de tubo PVC. Estamos sempre a inovar e mais a frente queremos também fazer chaveiros a partir de PVC”. 

 Edmilson diz que a reciclagem não é apenas uma forma de adquirir fundo mais também de preservar meio ambiente, uma vez que em Cabo Verde há muitos problemas de lixo. 

(Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 712, de 22 de Abril de 2021)

PUB

PUB

PUB

To Top