PUB

Economia

Segundo trimestre 2021: Ritmo económico continua a crescer 

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que no segundo trimestre de 2021, o ritmo de crescimento económico cabo-verdiano evoluiu positivamente face ao trimestre homólogo.

O inquérito de conjuntura aos agentes económicos, referentes ao segundo trimestre do presente ano divulgado, ontem, pelo INE mostra que no comércio em estabelecimentos, o indicador de confiança manteve a tendência ascendente do último trimestre, situando acima da média da série, e que a conjuntura no sector é favorável.

Segundo os dados, durante o período em análise, os preços de venda demasiado elevados e a insuficiência da procura foram os principais constrangimentos do sector referidos pelos inquiridos.

No turismo, o indicador de confiança manteve a tendência ascendente do último trimestre, registando o valor mais alto dos últimos quatro trimestres consecutivos. Ainda assim, os empresários apontaram as dificuldades financeiras e a insuficiência da procura como sendo os principais obstáculos do sector nesse trimestre.

Outra área em estudo foi a da construção civil, com o indicador contrariar a tendência ascendente do último trimestre, situando abaixo da média da série e, evoluindo negativamente face ao mesmo período do ano 2020. O que representa uma conjuntura no sector é desfavorável.

Segundo a INE, os empresários indicaram a insuficiência da procura e a falta de materiais como sendo os principais constrangimentos do sector no segundo trimestre 2021.

Já na indústria transformadora, a mesmo fonte, avança que os empresários apontam as frequentes avarias mecânicas nos equipamentos e falta de água e energia como os principais constrangimentos.

Quanto aos transportes e serviços auxiliares, o indicador inverteu a tendência ascendente do último trimestre, evoluindo negativamente face ao trimestre homólogo. Sendo que os empresários apontam a insuficiência da procura e a pandemia da covid-19, como os principais constrangimentos do sector no segundo trimestre de 2021.

PUB

PUB

PUB

To Top