PUB

Destaques

Destaques da edição 728 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Nova administração da TACV
Braço-de-ferro entre Governo e pequenos accionistas
O Governo e os pequenos accionistas, com realce para Victor Fidalgo, não se entendem em relação aos nomes que deverão compor a nova administração da TACV. Jorge Benchimol e João Pereira, respectivamente, são as propostas das duas partes para presidir a comissão executiva da companhia, cujo futuro permanece incerto. Sara Pires é uma outra forte possibilidade sobre a mesa.

 Alex Saab
Acórdão do TC será conhecido no prazo máximo de 7 dias
A audiência de julgamento, pelo Tribunal Constitucional, do caso Alex Saab, está marcada para esta sexta-feira, 13, mas não é expectável que o acórdão seja produzido no mesmo dia. A defesa desse empresário colombiano e o Ministério Público vão esgrimir as suas posições na perspectiva de confirmar, ou não, a ordem de extradição do visado para os EUA, decertada pelo Supremo Tribunal de Justiça. 

 Folha policial
Onda de assaltos reacende na capital
Uma onda de assalto às lojas e residências voltou a reacender na cidade da Praia. Nas últimas semanas, vários estabelecimentos comerciais, sobretudo os chineses, foram assaltados por grupos de jovens delinquentes. Nessa onda, nem a capela da Igreja Católica na Achada de Santo António foi poupada.

Porto Novo
MAA garante  uso correcto de  agrotóxicos
Face a notícias e rumores sobre a propagação de pragas no município do Porto Novo, algumas delas resistentes a químicos, os consumidores mais preocupados alertam para a questão do uso de agrotóxicos no combate, tendo em conta os efeitos nocivos à saúde. Contudo, o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) garante o cumprimento de todas as normas sobre o uso desses agrotóxicos uma vez que os agricultores “estão informados”. A este propósito, o MAA apela ao uso apenas dos “químicos” devidamente autorizados no país. 

Censos 2021
Cabo Verde perdeu 8 mil residentes na última década
Os resultados preliminares do quinto Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021) mostram uma ligeira redução da população residente no país, na ordem dos 8.055 habitantes, quando comparado com o recenseamento de 2010. Os dados atestam ainda que há mais gente a viver em barracas e que há mais homens que mulheres. Pela primeira vez em setenta anos a flecha demográfica sofreu uma inflexão.

 São Vicente
Associação de pesca desportiva defende legislação específica para a modalidade
Cabo Verde ainda não tem uma legislação específica que distinga a prática da pesca desportiva da pesca amadora ou recreativa, o que limita o desenvolvimento da pesca do marlim-azul. São Vicente, Santo Antão e São Nicolau formam o triângulo do marlim-azul dessa modalidade em Cabo Verde.

 Ribeira da Barca
Impact cria latejas de pavimento sustentáveis inspiradas no “panu di terra”
Inês Alves e Lara Plácido são duas arquitectas portuguesas que estão a desenvolver um projecto na Ribeira da Barca, ilha de Santiago, que propõe reinventar novas actividades geradoras de rendimento para as mulheres que se dedicam à apanha de areia. Impact foi inclusive seleccionado como projecto satélite da Porto Design Biennale 2021 e visa a produção de lajetas de pavimento com base em materiais recicláveis, inspirando-se na identidade local – o “panu di téra”.

 Encontra, ainda, nesta Edição nº.  728, do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF! -, além do já  tradicional Caderno ETC.;  as Opiniões de: Arlindo Andrade, Arsénio Fermino de Pina, Elsa Fontes, José Valdemiro Lopes e Olímpio Tavares; assim como, a Coluna de Marciano Moreira.  

 

[woocommerce_non_members_only]

[/woocommerce_non_members_only]

[woocommerce_members_only keys=”assinante, cortesia, deposito_legal, fundador”]

[/woocommerce_members_only]

PUB

PUB

PUB

To Top