PUB

Sociedade

Vacinação contra HPV arrancou hoje

Arrancou hoje, 16, em todo o país a vacinação contra HPV para meninas de 10 anos. 

No Sal a Delegacia de Saúde prevê vacinar cerca de 400 meninas, nesta primeira fase, e já está a trabalhar com as escolas para chegar ao público alvo.

O delegado de saúde da ilha, José Rui Moreira, diz-se contente com o passo importante que Cabo Verde acaba de dar na luta contra o cancro do colo do útero, e congratula-se com o apoio das escolas do Sal em identificar as meninas, e espera a colaboração dos pais.

Praia

Já na cidade da Praia, a maioria dos serviços de saúde estão a agendar o arranque da vacinação para sexta-feira, 20, a partir das 12h00,  visto que, neste momento, estão com sobrecarga de trabalho por causa da vacinação contra covid-19, além das vacinas feitas aos recém-nascidos.

Para receber a vacina, deve-se apresentar no ato, o caderno de controlo vacinal e a menor ser acompanhada por um dos pais.

A vacinação contra HPV lançada por Cabo Verde requer duas doses, num espaço de seis meses, para garantir a imunização e será alargado a meninas com idade até 13 anos, a partir de 2022.

O papiloma humano, conhecido como HPV, é um vírus que se instala na pele ou em mucosas, provocando infeções e o cancro de colo do útero, é responsável  por 70% dos casos de cancro de colo de útero a nível mundial. A vacina HPV, por prevenir essas doenças, é recomendada.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top