PUB

Política

Presidente da AMS aposta na agro-indústria e no turismo para desenvolver Santiago

O novo presidente do Conselho Directivo da Associação dos Municípios de Santiago (AMS), Carlos Silva, considerou hoje, 21, que o desenvolvimento da ilha passa pelo desenvolvimento das áreas da agro-indústria e turismo.

Durante o ato de tomada de posse dos novos órgãos sociais da AMS, Carlos Silva, também presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, afiançou que a ilha de Santiago deve assumir a centralidade do desenvolvimento de Cabo Verde nas áreas do agro-indústria e o turismo, sobretudo o turismo cultural, histórico e paisagístico.

Para o sector da agro-indústria, manifestou a “total disponibilidade” da AMS para juntamente com o Governo trabalhar no desenvolvimento da agricultura, com projectos e programas específicos de mobilização de água, modernização da agricultura e pecuária, bem como projectos no domínio da Economia Azul, visando transformar Santiago num centro abastecedor de produtos agrícolas e animal.

No domínio do turismo, propôs ao Governo e à Associação do Turismo de Santiago (ATS) a diversificação da oferta turística, com foco na promoção do turismo cultural, rural e o ecoturismo, através da criação de “novos destinos turísticos” com rotas, programas e atracções baseados no património histórico, cultural e natural.

Carlos Silva apontou ainda o parque industrial e empresarial, com destaque para o agro-negócio, desencravamento das ribeiras com potencial agrícola e turística, construção de mais um cais acostável, ampliação ou construção de mais um aeroporto da Praia e construção de um aeródromo no concelho do Tarrafal, como “grandes prioridades” da ilha de Santiago para os próximos tempos.

Das “grandes prioridades” constam ainda a construção de uma via rápida Praia-Tarrafal, construção de um central de compras na região Norte, instalação de uma escola ou pólo da Escola do Mar, instalação de uma verdadeira escola para formação da agricultura e desenvolvimento rural, instalação de um banco de desenvolvimento rural e criação de infra-estruturas de suporte ao desenvolvimento das pescas.

Além de Carlos Silva, compõem ainda o Conselho Directivo os vice-presidentes Jassira Monteiro e José dos Reis, enquanto os vogais Ângelo Vaz e Nelson Moreira.

A Mesa da Assembleia-Geral é dirigida por Elsa Rodrigues, tendo como vice-presidente, Felismina Moreno, e secretária, Leucádia Furtado.

O Conselho Fiscal é presidido por Gilson Cardoso, vice-presidente Clara Marques, e secretário Carlos Vasconcelos.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top