PUB

Desporto

Cabo Verde faz história no Afrobasket e derrota Angola na estreia

Cabo Verde venceu esta terça-feira,23, a Angola, recordista de títulos continentais, por 77-71, no Afrobasket 2021, após prolongamento, em jogo da primeira jornada do Grupo A do campeonato africano de basquetebol, que decorre em Kigali Ruanda. Cabo Verde fez assim história na sua estreia da competição. Estreia marcada também pelo momento inusitado em que Edy Tavares partiu a tabela ao fazer um “dunk”.

Era a euforia total no colectivo cabo-verdianos após o jogo que levou à vitória de 77-71 ante os angolanos, uma selecção que tem 11 títulos no Afrobasket e mais seis presenças no pódio. Os comandados de Mané Trovoada entraram assim a ganhar no Grupo A do campeonato africano de basquetebol ao surpreender a seleção angolana, uma das favoritas a vencer o torneio.

O primeiro período foi equilibrado com as seleções a terminarem com um empate a 14. No segundo quarto os “Palancas Negras” entraram mais fortes ao vencerem por 20 – 12. Já o terceiro período foi mais equilibrado com Cabo Verde a vencer por 23 – 21.

Os jogadores cabo-verdianos surpreenderam todos, quando Angola até chegou ao intervalo a vencer por 20-12, mas logo os crioulos deram a volta ao jogo. No último quarto da partida a seleção nacional voltou a superiorizar-se e venceu por 17 – 11, resultado que se traduziu num empate a 66 pontos, o que levou a partida a prolongamento, quando se deu o momento inusitado, em que o poste Edy Tavares partiu a tabela ao fazer um “dunk”.

O jogo teve de ser interrompido durante vários minutos, tendo depois retomado no prolongamento, já com a tabela substituída.

Edy Tavares, que joga no Real Madrid, foi o melhor marcador da seleção, com 20 pontos e 18 ressaltos. Além do astro do Real Madrid, o capitão Fidel Mendonça com 14 pontos e Jeffrey Xavier com 12, também estiveram em grande plano no encontro.

Nas  redes sociais são inúmeras as felicitações à vitória da selecção de Cabo Verde, que entrou assim com o pé direito na estreia no Afrobasket 2021.

Com uma jornada disputada neste Grupo A, Ruanda e Cabo Verde lideram com uma vitória, enquanto Angola e República Democrática do Congo somaram derrotas na estreia.

Agora os cabo-verdianos têm de se preparar para quinta-feira, dia em que defrontam a equipa congolesa, enquanto Angola joga com o Ruanda.

PUB

PUB

PUB

To Top