PUB

Destaques

Destaques da edição 730 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Números do Censo 2021 põem INE em xeque
Ainda que provisórios, os números do último censo demográfico surpreenderam a generalidade dos cabo-verdianos habituados a lidar com os fenómenos da população. Incompetência do INE?… Manipulação?… A grande pergunta é o que terá acontecido aos mais 60 mil cidadãos que o quinto Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021) deveria revelar, seguindo uma tendência de crescimento populacional desde 1950. 

Santa Catarina
Falta de mão-de-obra atrasa monda
Os agricultores de Santa Catarina estão com imensas dificuldades para encontrar gente disponível para a primeira monda. A falta de mão-de-obra que se verifica actualmente no campo, deve-se à perda da população jovem devido à emigração, nomedamente para Portugal, e migração para a cidade da Praia. Com a procura em alta, o preço de um dia de trabalho já subiu para 1200 escudos.

Música

Cordas do Sol promete surpreender no retorno aos palcos
Com a covid-19 a dar sinais de recuo, Cordas do Sol, grupo musical de Santo Antão cujo sucesso ultrapassa as fronteiras de Cabo Verde, estuda o regresso aos palcos. Arlindo Évora revelou ao A NAÇÃO que ele e os seus companheiros procuram, nesta pausa, criar novas composições e repensar o percurso de 27 anos da banda. Cordas do Sol está com saudades dos palcos e o seu líder diz estar em preparação uma “revolução musical” que promete surpreender. 

AfroBasket’2021
Cabo Verde surpreende Angola
A Selecção Nacional entrou com o pé direito e surpreendeu a poderosa turma angolana, uma das favoritas a vencer o torneio, por 77-71 após prolongamento, no primeiro jogo do grupo. Uma vitória histórica sobre aquela que é considerada uma das maiores potências do basquetebol em África.

Opinião – Redy Lima
O fenómeno da violência coletiva na cidade da Praia

Guarda Costeira sem meios aéreos e navais
Militares ainda não viram a cor do dinheiro para compra de novo avião
Os 600 mil contos cabimentados no Orçamento Retificativo de 2020 para a compra de um avião para a Guarda Costeira deve ficar, por enquanto, apenas no papel. Em vez de compra, fala-se agora na aquisição de uma aeronave através do sistema de leasing. A Guarda Costeira também debate-se com problemas com os meios navais que, neste momento, estão inoperacionais.

Encontra, também, nesta Edição nº.  730, do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, as Opiniões de: Aidê Carvalho, Arsénio Fermino de Pina, Redy Lima e de João Serra; a par da Coluna de Marciano Moreira.      

[woocommerce_non_members_only]

[/woocommerce_non_members_only]

[woocommerce_members_only keys=”assinante, cortesia, deposito_legal, fundador”]

[/woocommerce_members_only]

PUB

PUB

PUB

To Top