PUB

Mundo

Gronelândia: Cientistas encontram “acidentalmente”   a “Ilha mais a Norte do Mundo”

Cientistas encontraram uma nova Ilha, na Costa da Gronelândia, que acreditam que seja o ponto mais a Norte do Mundo.

“Não era a nossa intenção descobrir uma nova Ilha”, admite o explorador Polar e chefe da Estação de Investigaçãodo Ártico, na Gronelândia, Morten Rasch, sobre a descoberta – de acordo com jn.pt -, revelanando: “Só fomos lá, para colher amostras.”

Inicialmente, os cientistas pensaram que tinham chegado a Oodaaq, uma Ilha descoberta por uma Equipa Dinamarquesa, em 1978. Só mais tarde, ao verificar a localização exacta, perceberam que estavam numa Ilha, a 780 metros a Noroeste.

“Todos ficaram felizes por termos encontrado o que pensávamos ser a Ilha de Oodaaq”, disse a empreendedora Suíça, Christiane Leister, criadora da Fundação Leister, que financiou a Expedição.

“É um pouco como os exploradores do passado, que pensavam que tinham pousado num determinado lugar, mas na verdade encontraram um lugar totalmente diferente”, remarca Christiane Leister.

Retrato

A pequena Ilha, que mede, aproximadamente, 30 metros de diâmetro e um pico  de três metros, consiste em lama do fundo do mar, bem como morena – solo e rocha deixados para trás pelo movimento dos Glaciares.

A Equipa quer chamá-la de “Qeqertaq Avannarleq”, que significa: “a Ilha mais a Norte”.

Segundo os cientistas, embora a nova Ilha tenha sido exposta pelo deslocamento da camada de gelo, a sua aparência não é, agora, uma consequência directa do Aquecimento Global, que tem reduzido o manto de gelo da Gronelândia.

Rene Forsberg, professor e diretor de Geodinâmica do Instituto Espacial Nacional da Dinamarca, sustenta que a área ao Norte da Gronelândia tem um dos mais espessos Gelos Marinhos Polares, embora ele tenha acrescentado que, agora, tem 2-3 metros de espessura no Verão, em comparação com quatro metros quando ele, pela primeira vez, a tenha visitado, como parte da Expedição que descobriu Oodaaq, em 1978.

O Território Autónomo Dinamarquês da Gronelândia fez manchetes, nos últimos anos, principalmente, em 2019, quando o ex-Presidente dos EUA (Estados Unidos da América), Donald Trump, disse que queria comprar o Território Ártico.

PUB

PUB

PUB

To Top