PUB

Mundo

Afeganistão: Relatos de explosões no Aeroporto de Cabul

Os Estados Unidos  da América (EUA) tinham estado a alertar, insistentemente, para uma ameaça de bomba, nos arredores do Aeroporto de Cabul – a Cidade-Capita,l do Afeganistão -, pedindo aos cidadãos Norte-Americanos para saírem da Zona.

Vários relatos, que chegam de Cabul – reporta o portal publico.pt -, descrevem uma forte explosão na Zona do Aeroporto Internacional de Cabul, que na quinta-feira foi alvo de um atentado suicida, que matou, pelo menos, 180 pessoas, incluindo 13 militares dos EUA.

Um responsável do Ministério da Saúde do Afeganistão, confirmou à BBC que houve uma explosão na área, mas ainda não é claro o que esteve na sua origem.

Alguns afegãos estão a partilhar fotografias, onde se vê uma coluna de fumo acima dos edifícios. Agências estão  a avançar que a explosão terá tido origem num ataque com roquetes.

Os EUA tinham voltado a alertar para uma ameaça nos arredores do Aeroporto de Cabul, pedindo aos cidadãos Norte-Americanos para saírem da zona. “Devido a uma ameaça precisa e credível,  todos os cidadãos Norte-Americanos que se encontrem nos arredores do Aeroporto de Cabul […] devem sair da Zona rapidamente”, anunciara a Embaixada dos EUA em Cabul, numa mensagem de alerta.

A ameaça abrangia, especificamente, “o acesso Sul, o novo Ministério do Interior e o acesso perto do Posto de Combustível ‘Panshir’, a Noroeste do Aeroporto”, de acordo com o mesmo Comunicado.

O atentado de quinta-feira, 26, num acesso ao Aeroporto onde se encontravam milhares de Afegãos que tentam escapar do País desde que os Talibãs tomaram o Poder, no dia 15 de Agosto, foi reivindicado pelo Daesh-Khorasan (Daesh-K), braço do Daesh, no Sul da Ásia, fundado em 2014, por jihadistas paquistaneses, que tinham combatido no Iraque e na Síria.

Retirada

Enquanto isso, Forças Europeias e Norte-Americanas estão a concluir as operações de Retirada no Aeroporto Internacional de Cabul, a Cidade-Capital do Afeganistão (País do Sul da Ásia).  No entanto, pesa no ar a ameaça de mais atentados e ataques.

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden – citado pelo portal pt.euronews.com -, admite que outro ataque terrorista – semelhante à que aconteceu na quinta-feira, 26, no Aeroporto de Cabu -, “é muito provável”, nas próximas 24 a 36 horas.
Biden deixou claro que o ataque de “drone”, contra elementos afiliados ao Grupo Radical Estado Islâmico, não seria a sua última resposta.

Entretanto, a  Alemanha, os Países Baixos e o Reino Unido vão manter, como prioritária, a Retirada de cidadãos, trabalhadores locais e todos quantos necessitem de protecção.

A França está em negociações com os Talibãs – que tomaram o Poder a 15 de Agosto passado -, e o Qatar, com vista a retirar Afegãos que não conseguiram sair antes do fecho das operações, no Aeroporto de Cabul.

“Estão a decorrer negociações com os Talibãs, na questão das Operações Humanitárias e a capacidade de proteger e repatriar Afegãos em risco. E sim, estamos a trabalhar com o Qatar, entre outros, para podermos avançar com estas operações”, revelou o Presidente Francês, Emmanuel Macron, durante uma visita ao Iraque.
A Província de Panjshir, a Norte de Cabul, ainda,  permanece a única Região do Afeganistão controlada por Forças de Resistência anti-Talibãs.

Alertas…  

Os EUA voltaram a alertar, no sábado, 28, para uma ameaça “precisa e credível”, nos arredores do Aeroporto Internacional de Cabul e pediram aos cidadãos dos EUA, para saírem da Zona.

“Devido a uma ameaça precisa e credível, todos os cidadãos Norte-Americanos que se encontrem nos arredores do Aeroporto de Cabul (…) devem sair da Zona, rapidamente”, anunciou a Embaixada dos EUA em Cabul, numa Mensagem de Alerta, dois dias depois de um atentado, que fez mais de cem mortos, no mesmo local.

A ameaça abrange, especificamente, “o acesso Sul, o novo Ministério do Interior e o acesso perto do Posto de Combustível ‘Panshir’, a Noroeste do Aeroporto”, de acordo com o mesmo Comunicado.

Aliás, alertas de bomba recorrentes perturbaram, nos últimos dias, as Operações de retirada dos EUA no Aeroporto, o que tem obrigado a uma cooperação mais estreita com os extremistas Talibãs, no Poder no Afeganistão, para tentar evitar um novo atentado terrorista.

O atentado bombista de quinta-feira, foi reivindicado pelo grpo extremista Estado Islâmico, baseado na Província de Khorasan (EI-K), causando mais de uma centena de mortos, incluindo 13 militares EUA, tendo desencadeado represálias das Forças Armadas Norte-Americanas.

A tomada de Cabul põe fim a uma presença Militar Estrangeira de 20 anos, no Afeganistão, dos EUA e aliados na NATO (Organização do Tratado do Atlàntico norte), incluindo Portugal.

Talibãs cortam acessos ao Aeroporto

Os Talibãs bloquearam, sábado, 28, os acessos ao  Aeroporto da Capital do Afeganistão (Cabul), e a todas as pessoas que ainda querem sair daquele País Asiático, em plena Operação de Retirada das Tropas Norte-Americanas.

Os líderes Ocidentais já assumiram que a Retirada de Forças dos seus Países implicará deixar para trás alguns civis e muitos Afegãos que os ajudaram durante os 20 anos de intervenção no Afeganistão e comprometeram-se a falar com os Talibãs, para que deixem aliados Afegãos sair do País, após o fim do prazo determinado pelo Presidente dos EUA, Joe biden, para a Retirada: até a próxima terça-feira, 31 de Agosto.

Embora a maior parte dos Aliados Ocidentais já tenha terminado as suas Operações de Retirada, os Estados Unidos vão manter, continuamente, vôos de Evacuação até ao fim do prazo.

Enquanto isso, o porta-voz dos Talibãs, Zabihullah Mujahid, garante que as suas Forças ocuparam posições dentro do Perímetro do Aeroporto e estão preparadas para tomar o controlo da Infra-Estrutura, quando os Norte-Americanos saírem, embora o Pentágono negue que assim seja.

Os Talibãs deslocaram Forças Suplementares para o exterior do Aeroporto, para evitar grandes concentrações de pessoas, com novos Postos de Controlo nas estradas que conduzem ao Aeroporto.

As zonas onde as pessoas se tinham vindo a concentrar, nas últimas semanas, para encontrar uma saída do País estão, agora, praticamente vazias.

As Autoridades Norte-Americanas garantem que as suas Forças Militares estão a tomar todas as precauções possíveis no Aeroporto, uma vez que se receia que o grupo Estado Islâmico repita atentados.

PUB

PUB

PUB

To Top