PUB

Covid-19

Praia: IGAE fecha cinco casas nocturnas incluindo discoteca cheia de gente

A discoteca Hangar7, flagrada em funcionamento ilegal, cheia de gente a dançar, e sem máscara, foi o caso mais grave detetado pela IGAE, na noite deste sábado,4. Mais quatro espaços foram encerrados por incumprimentos,  aglomeração de pessoas e outras violações de normas sanitárias. 

A discoteca Hangar7, na Achada Grande, Praia, foi encerrada com base na última resolução do governo, que determina que as discotecas só deverão abrir as portas a 1 de outubro, mediante certificado covid-19 ou comprovativos de vacinação.

O Hangar7, segundo noticiou a TCV, reunia centenas de pessoas, sem máscaras, a dançar e num ambiente de fumo, num espaço fechado. Isto numa altura em que os casos na cidade da Praia voltaram a disparar. O estabelecimento será notificado para responder por incumprimento.

A inspeção aconteceu na noite de sábado, 04, quando a IGAE fez-se acompanhar da polícia nacional para verificar o cumprimento das medidas sanitárias em vigor, com foco na resolução governamental 78/2021.

Segundo a inspectora da IGAE, Ineida Orrico, que falava à TCV, o objectivo foi verificar o cumprimento, tanto de medidas sanitárias como do horário de funcionamento e, a partir do mesmo dia, o cumprimento da apresentação dos documentos exigidos, a saber, certificado de covid-19 ou teste negativo.

Alguns estabelecimentos nocturnos, em especial da orla marítima de Kebra Kanela, foram passados a pente fino, por volta da meia noite de sábado, também.

“Verificamos que têm estado a cumprir a nível de apresentação de testes, mas não em todos, pois verificamos alguns estabelecimentos onde inclusive os funcionários não tinham testes negativos e também alguns clientes. Neste caso o dono do estabelecimento será autuado e notificado no âmbito do processo”, explicou a mesma fonte.

Em Tira Chapéu, uma festa em um espaço de diversão nocturna também foi cancelada, com apreensão ainda de alguma quantidade de aguardente, por falta de rótulo e por violação de requisitos de segurança e higiene.

Segundo a IGAE, alguns espaços insistem em funcionar de forma clandestina, mas a mesma garante que estão a ser tomadas as medidas cabíveis.

De notar que, contatado pela RCV, o proprietário da discoteca Hangar 7, remeteu reacções para mais tarde.

C/ TCV

PUB

PUB

PUB

To Top