PUB

Educação

130 mil alunos e seis mil professores iniciam hoje o novo ano lectivo 

O novo ano lectivo 2021/2022 arrancou hoje a nível do país, com alunos e professores de regresso às escolas, depois de um ano e meio de suspensão por causa da pandemia e com tele-escola à mistura.

São aproximadamente 130 mil alunos e seis mil professores de Santo Antão à Brava que, a partir de hoje, frequentam as escolas para aulas estritamente presenciais, com a carga horária completa, com 30 alunos por sala, nesta tentativa de regresso à “normalidade”.

Na cidade da Praia, não se notou muita afluência, mas, mesmo assim, pais e encarregados da educação acompanharam os seus educandos para se inteirarem das condições das escolas, conhecer os professores, sobretudo no que diz respeito aos alunos que iniciam o primeiro ano do ensino básico.

No interior, especificamente em São Salvador do Mundo, os alunos e professores estão a realizar campanhas de limpeza nas escolas para começarem a ter aulas, com introdução de conteúdos, lá para quarta-feira,15.

Também as escolas de Santa Catarina de Santiago estão a organizar-se. Pelo que o A NAÇÃO apurou, não foram muitos os alunos a se dirigirem às escolas, mas foi possível perceber o arranque do ano lectivo. Aulas propriamente ditas, também só a partir de quarta-feira, 15.

Regras sanitários

Tendo em conta que a covid-19 é ainda uma realidade, as recomendações sanitárias por parte das autoridades continuam e, por isso, o uso obrigatório de máscara para alunos, professores e toda a comunidade educativa deve continuar, assim como a higienização das mãos e distanciamento social.

De notar que as autoridades estabeleceram a regra de os alunos permanecerem dentro das salas de aulas, em todos os intervalos de 5 minutos, durante toda a manhã. A medida foi fortemente contestada por professores e encarregados de educação, que acham contraproducente e que as crianças vão à escola para socializar e conviver 

De relembrar que as aulas presenciais em Cabo Verde foram suspensas em Março de 2020, no final do segundo período desse ano lectivo, e foram retomadas em 01 de Outubro, do ano passado, em todo o país com excepção da Praia. Mesmo assim, as aulas eram três dias por semana e com carga horária reduzida.

PUB

PUB

PUB

To Top