PUB

Política

PR apela à continuidade de construção de um sistema educativo “de referência”

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, apelou esta segunda-feira, 13, à continuidade da construção de um sistema educativo de “referência”. Isto, no dia em que cerca de 134 mil alunos regressam às aulas em todo o país. 

De acordo com uma publicação na sua página oficial de Facebook, JCF diz que o regresso às aulas é uma das ocasiões em que a Nação se une na promoção do conhecimento. Em Cabo Verde, a educação assume uma importância “inigualável”, segundo o Chefe do Estado, que apela à continuidade de construção de um sistema educativo de referência no país. 

“Temos de continuar a apostar na criação de um sistema educativo de referência nas áreas de tecnologia, língua e humanísticas que nos habilite a compreender, cada vez mais, a nossa e outras realidades, seus potenciais, oportunidades, e limitações. Por outro lado, na escola, é importante  criar e fazer fecundar a semente das práticas democráticas da solidariedade, da tolerância e da liberdade, com aposta forte na educação para os direitos humanos, cidadania e democrática”, entende Jorge Carlos Fonseca. 

Para o chefe de Estado, a educação foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia e está confiante que os docentes estão à altura do desafio. 

O Presidente da República fala também em uma “aposta forte” na educação ambiental e contra as alterações climáticas e os perigos que representam para a sobrevivência humana. Para Fonseca, é necessário ensinar também aos jovens a apagarem as luzes, pouparem água ou a reciclarem cadernos antigos, em nome da preservação do ambiente. 

Entretanto, não esquece do impacto negativo provocado pela pandemia no setor da educação no país, com a suspensão de aulas e ensino à distância. Neste novo ano letivo, de forma presencial, Jorge Carlos Fonseca acredita no potencial dos professores em ultrapassar as dificuldades. “Não duvido que os docentes estão à altura desse desafio”, acredita.  

Por fim, destaca o empenho do Ministério da Educação na resolução de problemas no setor e saúda os pais e encarregados de educação, os profissionais não docentes, os professores e alunos neste arranque do novo ano letivo.  

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top