PUB

Ambiente

Ataques de cães a tartarugas: Caretta-Caretta denuncia descaso de autoridades 

A Associação Ambiental Caretta Caretta diz-se agastada com o que considera de “descaso” de autoridades, e dos donos de cães, que colocam em causa o trabalho de proteção das tartarugas marinhas nas praias de Santa Cruz e São Domingos. Por dia, os cães têm dizimado entre cinco a sete ninhos. 

Segundo João da Lomba, presidente da associação, os cães estão entre as principais ameaças à nidificação de tartarugas, pois, como denuncia, estão a dizimar os ninhos e a atacar tartarugas em desova.

Este líder associativo estima que, por dia, os cães têm dizimado entre cinco a sete ninhos nas praias de Santa Cruz e São Domingos.

“Temos cerca de 70 ninhos que os cães danificaram. E não estamos a falar de cães vadios. Aqueles animais têm donos. São cães de casa, aos quais não é a dada a devida atenção. Perdemos, por dia, cinco a sete ninhos. E nestes últimos dias, está terrível. Ontem mesmo uma tartaruga foi atacada por um grupo de cães”, conta.

João da Lomba exorta as câmaras municipais e os donos dos cães a assumirem as suas responsabilidades na prevenção daquela espécie. Alerta ainda que além das tartarugas, os cães andam a atacar gado caprino da zona.

A Associação Caretta Caretta está no terreno desde 13 de maio, a acompanhar a nidificação de tartarugas marinhas, em cinco praias de mar. João da Lomba revela ainda que a associação já identificou cerca de 1.236 ninhos.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top