PUB

Desporto

2.° Campeonato nacional de natação com 30 inscritos até agora

A Praia de Santa Maria, na ilha do Sal, vai receber, este sábado (18), a 2.ª edição da prova nacional de natação, de 5 km em águas abertas, que já conta com cerca de 30 inscritos.

Segundo o secretário-geral da Federação Cabo-verdiana de Natação (FECAN), Enrique Alhinho, a logística já está montada para o arranque do 2.º campeonato nacional de natação, em águas abertas, agendado para as 15h00 deste sábado, em Santa Maria.

A organização já conta com cerca de três dezenas de inscritos das ilhas que possuem associações regionais da modalidade. Nomeadamente, São Vicente, Boa Vista, Maio, Sal a das regiões desportivas de Santiago Norte e Sul.

Além desses inscritos, o dirigente avança que as inscrições ainda estão abertas na página da federação nas redes sociais e até uma hora antes do início da competição, no sábado, para os nacionais e estrangeiros residentes na ilha do Sal que queiram participar da prova.

 

Campeonato de África

Para já o secretário-geral da FECAN confessa que expectativas para a competição são as melhores e avança que vencedor prova terá acesso ao campeonato africano da modalidade.

“O vencedor irá representar Cabo Verde no campeonato africano, o que dá uma motivação aos participantes, sendo que para a maioria deverá ser a primeira participação numa prova internacional”.

A FECAN pretende levar ao campeonato africano de natação a maior comitiva nacional de sempre composta por três atletas nascidos nos Estados Unidos e outros três atletas residentes no país, entre os quais, o vencedor da prova do Sal.

À margem do 2.º Campeonato nacional em águas abertas, a federação ministra desde terça até sexta-feira (17) uma ação formativa prática para formadores em natação. A formação é ministrada por técnicos das ilhas da Boa Vista e de Santiago na piscina clube do Académico do Sal.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top