PUB

Política

Praia: Câmara lança Programa Estratégico de Fomento ao Empreendedorismo

A Câmara Municipal da Praia (CMP) já lançou o seu Programa Estratégico de Fomento ao Empreendedorismo (PEFE) 2020/2024 que visa, essencialmente, fomentar a cultura empreendedora.

Capacitar e facilitar o  acesso ao financiamento e à criação de condições para a instalação de novas empresas, no município, e, ainda, reforçar aquelas que estão instaladas na capital do país e que necessitam de mais apoios, são as metas do projecto.

Conforme o Director de Empreendedorismo,  Carlos Barros, trata-se de um “ambicioso Plano”, orçado em trinta milhões de escudos e que contemplará, de entre outros, os sectores de prestação de serviços, energias renováveis, novas tecnologias de comunicação e informação, turismo/restauração, agricultura e ambiente e pequenos negócios.

“Ciente da importância do Empreendedorismo na competitividade, promoção e inovação, esta nova equipa camarária entendeu por bem abrir essa janela de oportunidade para os jovens. Até porque nos últimos anos pouco ou nada se tem feito a nível do empreendedorismo, por iniciativa da Câmara Municipal da Praia”, sublinha Barros .

 Carlos Barros defende ainda que é preciso criar um ecossistema próprio que fomente a cultura do empreendedorismo.

“A capacitação, o acesso ao financiamento e a criação das condições para a instalação das empresas, terão de funcionar de forma harmoniosa para a sua implementação prática e com sustentabilidade”, assegura.

Conforme Carlos Barros o PEFE consistirá em 16 Programas e Instrumentos alicerçados numa aturada análise demográfica e de evolução da comunidade praiense.

“Temos  uma população cada vez mais jovem, com idade média de 29.7 anos, e portadora de ideias que precisam de incentivos, apoios e ferramentas, a nível autárquico,  para serem concretizadas”.

O Director de Empreendedorismo  assegura que  ainda no decorrer deste mês de Setembro  vai ser lançado um EDITAL do primeiro grande Projecto “Praia Empreende”, que tem como principal objetivo financiar/apoiar projetos de vários ramos e sectores de atividades, com uma forte componente em inovação, eficiência e qualidade, destinados a jovens com faixa etária dos 18 a 35 Anos.

“Este ambicioso projeto num curto período de tempo lançará vários outros projetos de vertentes diferentes que englobam todo o ecossistema de empreendedorismo bem como o seu acompanhamento e execução prática” conclui.

PUB

PUB

PUB

To Top