PUB

Política

Ministro defende estratégia nacional para melhorar a qualidade da saúde

O Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, defendeu hoje, na cidade da Praia, a criação de uma estratégia nacional que permita melhorar a qualidade da saúde e contribuir para reduzir riscos.

O Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário,  que falava na abertura do webinar alusivo ao Dia Mundial do Doente, afirmou que a busca pela qualidade na Saúde deve ser um objetivo primordial e contribuir assim para a redução dos riscos.

Para atingir este objetivo, considera ser necessário avançar com uma estratégia nacional da qualidade de Saúde, “envolvendo todas as estruturas públicas e privadas na prestação dos cuidados”.

“Uma estratégia nacional que crie as condições que propiciam o reconhecimento da qualidade dos seus serviços e que deverá ter em conta a transição demográfica e epidemiológica do país”, explicou.

Rosário mostra-se satisfeito com a criação de comissões especializadas para a segurança do doente a nível de todas as estruturas hospitalares e incentiva que esses serviços sejam criados em todos os centros de saúde e pontos focais.

“Essas comissões e pontos focais deverão ter como missão fazer a busca, a identificação e a notificação dos eventos adversos e deverão desenvolver os seus trabalhos com base no gerenciamento dos riscos”, explica.

O Dia Mundial da Segurança do Doente foi instituído em maio de 2019 e tem como principais objetivos aumentar a conscientização e o envolvimento do público, melhorar a compreensão global e estimular a solidariedade e ações globais para promover a segurança do paciente.

Este ano a efeméride é celebrada sob o lema “Cuidado materno e neonatal seguro”, colocando a assistência obstetrícia e neonatal no centro do debate e alertando a todos para o “Agir agora para um parto seguro e respeitoso”.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top