PUB

Mundo

Canadá: Trudeau vence Legislativas antecipadas e cumpre terceiro mandato

Todas as projecções indicam, no entanto, que os liberais, liderados pelo Primeiro-Ministro (PM) canadiano, Justin Trudeau, não conseguem a Maioria Parlamentar.

Justin Trudeau – de acordo com tsf.pt -, foi reeleito PM do Canadá,  nas Eleições Legislativas Antecipadas, indo  cumprir um terceiro mandato à frente do Governo de Otava (a Capital daquele País da América do Norte).

Todas as projecções indicam, no entanto, que os liberais, liderados pelo PM, não conseguem a Maioria Parlamentar.

Mesmo assim, no discurso da vitória, Justin Trudeau disse estar pronto para arregaçar as mangas, com um mandato claro.  “Vocês estão a mandar-nos de volta ao trabalho, com um mandato claro para levar o Canadá, através desta Pandemia e para os dias brilhantes no futuro. Meus amigos, é exactamente isso que estamos prontos a fazer”, manifestou à multidão apoiante, na madrugada desta terça-feira, 21, quando já estavam contados 91 por cento (%) dos votos.

O Partido Liberal, liderado por Trudeau, registava 158 deputados e 31,8% dos votos contados.

Em segundo lugar, ficou o Partido Conservador, com 121 deputados, seguido pelo Bloc Québecois (Pró-Soberania(, com com 8,1% dos votos e 31 lugares, e o Partido Social Democrático Novo, com 17,6% dos votos e 26 lugares.

Além disso, o Partido Verde, com 2,4 % dos votos, terá dois deputados.

Os resultados são quase uma repetição dos obtidos nas Eleições de 2019, quando os Liberais ganharam com 157 deputados e os Conservadores se tornaram o principal Partido da Oposição, com 121 lugares.

Trudeau disse aos apoiantes, em Montreal, que os eleitores tinham dado aos Liberais “um mandato claro”, embora não com a Maioria Absoluta, que pediu durante a Campanha Eleitoral.

Longe de uma Maioria Absoluta de 170 deputados, o líder Liberal terá de negociar com outras partes, para levar por diante as suas Iniciativas Legislativas.

Foi precisamente para sair desta situação minoritária que o Partido convocou uma Eleição Antecipada, em meados de Agosto, para tentar recuperar a Maioria que tinha perdido dois anos antes.

Trudeau definiu como prioridades sair da Crise Pandémica, combater a Crise Climática, melhorar as condições para a classe média e reconciliar-se com os Grupos Indígenas do País.

PUB

PUB

PUB

To Top