PUB

Política

Presidenciais: CNE garante que processos decorrem “sem sobressaltos”

Os preparativos para as eleições presidenciais de 17 de outubro decorrem “sem sobressaltos” e “dentro da normalidade”, conforme assegura a presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

“Até este momento os processos têm decorrido dentro da normalidade, sem sobressaltos, e todos os prazos previstos no calendário eleitoral têm sido cumpridos da parte da administração eleitoral”, precisou Maria do Rosário Gonçalves à margem da cerimónia de entrega dos ‘Fac simile’ dos boletins de voto aos representantes das candidaturas.

Ainda segundo a presidente da CNE, a confecção dos boletins de voto decorreu “sem sobressaltos”, dentro daquilo que é a previsão do Código Eleitoral.  A mesma diz ser uma “satisfação” terem conseguido garantir a produção atempada e a preparação para distribuição no território nacional e na diáspora. 

Distribuição 

Quanto à distribuição, a mesma fonte garantiu que todas as condições logísticas estão a ser criadas para assegurar que os boletins de votos e demais materiais destinados às mesas cheguem a todos os países a tempo de serem disponibilizados às mesas. 

Já foram, igualmente, designados os delegados da CNE para o território nacional e para os 21 países do estrangeiro, e que, segundo aquela responsável, já estão a trabalhar com vista ao início das eleições no dia 17 de Outubro.

Relativamente à votação antecipada, Maria do Rosário adiantou que o processo já está a decorrer, com os boletins de votos já prontos, confecionados e distribuídos no território nacional, que é onde se dá a votação antecipada.

Igualmente, está a decorrer o prazo para a inscrição dos doentes internados e presos para o exercício do voto antecipado, cujo prazo terminará no dia 27 deste mês.

Para as categorias profissionais contempladas com votação antecipada, entre elas os profissionais de comunicação social, os agentes policiais, os militares, os profissionais da saúde, etc., que no dia das eleições estarão de serviço, o prazo para manifestação de interesse decorre de 02 a 05 de Outubro.  

Nas presidenciais do dia 17 de Outubro, no território nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos – Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

C/Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top