PUB

Desporto

Andebol: competições regionais devem arrancar em outubro – FCA

A Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA) prevê, para o mês de outubro, o arranque das provas regionais da modalidade, já com o CAN’22 como pano de fundo.

Segundo o presidente da (FCA), António Teixeira, as associações regionais da modalidade já têm luz verde para iniciarem as respetivas competições, pelo que, cabe, agora, a cada uma delas darem os primeiros passos neste sentido.

“Já fizemos o nosso primeiro comunicado onde dissemos que a abertura será em outubro, agora a bola está do lado das associações regionais. A Federação não pode ter a iniciativa de fazer os campeonatos regionais (…) Já demos o nosso aval que a partir de outubro a época fica oficialmente aberta, caberá agora às associações iniciarem os trabalhos”.

A FCA defende a inscrição dos atletas e o arranque das competições o quanto antes, pois, quanto mais cedo começarem, maior será a probabilidade de jogadores residentes serem chamados à seleção nacional que disputará o campeonato africano da modalidade em janeiro de 2022.

“As associações e os clubes deverão ter em atenção que estaremos no CAN’22 e é necessário que os jogadores residentes que, caso queiram ter a hipótese de estar presentes na seleção, tenham jogos disputados, para que o selecionador possa os conhecer”, alerta o dirigente, acrescentado que “não se vai convocar ninguém que não esteja em competição”.

António Teixeira lembra que a seleção nacional de andebol realizará dois estágios em dezembro, antes do CAN’22, sendo que o primeiro será ainda em solo cabo-verdiano e o segundo já em Portugal.

Com o aliviar das restrições associadas à covid-19, a Federação perspetiva adaptar o seu plano de contingência para a retoma das competições.

“Tínhamos feito um plano de contingência, neste momento iremos adaptá-lo às novas circunstâncias, que felizmente não são para agravar. Já poderá haver 30% de adeptos a assistir aos jogos”, explica o presidente da FCA.

Após cerca de dois anos sem competições oficiais internas, devido à pandemia, o andebol nacional prevê a retoma para o próximo mês.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top