PUB

Covid-19

Cabo Verde já ultrapassou a meta de 70% de vacinação com uma dose – Ministro

O ministro da Saúde garantiu esta sexta-feira, 24, que Cabo Verde já ultrapassou a meta estabelecida de vacinar, pelo menos, 70% da população adulta até ao final do ano, com pelo menos uma dose de vacina. Segundo Arlindo do Rosário, a marca foi atingida ainda em Agosto.

Os dados foram avançados durante o acto oficial da abertura do IV Congresso Internacional da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos, que decorre de 23 a 25 do corrente, na Assembleia Nacional. O ministro reafirmou, por outro lado, que a segunda dose de vacinação está a decorrer em “bom ritmo” e que o país já está com 35% da população elegível completamente vacinada.

O governante, citado pela Inforpress, destacou o “trabalho extraordinário” da equipa de vacinação, munidos da “bandeira da fé, amor e profissionalismo”. Frisou ainda que Cabo Verde tem sabido responder aos enormes desafios humanitários impostos pela pandemia, mas que em nenhum momento descurou outros programas importantes da saúde pública e da luta contra doenças de transmissão vectorial.

Enquanto anfitrião do evento, o Bastonário da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos, Danielson Veiga, destacou a importância do Congresso num momento em que o mundo tem declarado guerra à pandemia da covid-19, com o argumento de que o médico tem uma missão nobre que visa, acima de tudo, salvar vidas humanas.

Sob o lema “A (R)evolução da Medicina em Tempos de Pandemia”, o IV Congresso Internacional da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos conta com presença de parceiros oriundos de Portugal, do Brasil, de Angola e de Moçambique.

Conferências, mesas-redondas, palestras, comunicações orais de trabalhos científicos, posters e o simpósio “Projeto ROCHE em África e Cabo Verde” constam do programa de trabalhos ao longo dos três dias do Congresso.

A Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos aproveitou o evento para acções de formações dos seus associados e dos estudantes de Medicina em Cabo Verde, através de cursos de “Tromboembolismo Venoso”, na Sala da Telemedicina do Hospital Agostinho Neto e “Investigação em Medicina”, via plataforma digital, com formadores nacionais e internacionais.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top