PUB

Mundo

Canárias:  Cone principal do Vulcão colapsa 

O Cone do Vulcão “Cumbre Vieja” , em La Palma, no Arquipélago das Canárias, já colapsou, parcialmente, abrindo-se uma nova fonte emissora de lava. Especialistas asseguram que esses fenómenos são normais.

O Cone principal do Vulcão “Cumbre Vieja”, em La Palma, colapsou, parcialmente, neste sábado, 25, asseguram os media espanhóis, citados pelo portal observadot.pt.

No entanto, o Comité de crise assegura que “é um fenómeno normal” e garantem, também, que “não nos deve preocupar” o facto de ter aberto uma nova fonte emissora de lava.

A confirmação do colapso foi feita por Carlos Lorenzo, geólogo do Instituto Espanhol de Geologia e Minas (IGME), que explicou — depois de observar a situação, através do uso de drones —, que o fenómeno deixou “um enorme fluxo de blocos muito grandes, deslocados pela encosta do Cone, em direcção ao mar“.

Em termos simples, não suportou o próprio peso e “rompeu-se na parte Sudoeste”.

Desvalorizando o fenómeno, Miguel Ángel Morcuende, diretor técnico do Comité de Crise, comentou que existe uma nova fonte emissora, na mesma fissura, que começou a emitir lava a Oeste do Cone principal – mas pode ser apenas uma das primeiras bocas que se abriram, quando esta Erupção começou e que, depois de um período apagada, poderá ter voltado a emitir.

“Não é algo que justifique a nossa preocupação“, assegurou. Isto embora os cientistas notem que este novo fluxo é composto por lava mais fluída e rápida.
Desde o início da Erupção do Vulcão, no último domingo,  19, a lava cobriu um total de 190 hectares e destruiu mais de 420 edifícios, além dos muitos quilómetros de estradas afectadas.

Estão suspensos os vôos com origem e destino em La Palma, avisa e confirma a AENA (Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea).

Lembrete

O Vulcão “Cumbre Vieja”  entrou em Erupção no passado domingo, 19, prevendo-se que dure de 15 a 90 dias.

A última vez que “Cumbre Vieja” esteve em actividade foi em 1971.

O Arquipélago das Canárias é uma das Regiões Autónomas do Reino de Espanha. Com uma área de sete mil 447 quilómetros quadrados, fica na África e pertence à regiaão da Macaronésia, juntamente com Cabo Verde, Açores e Madeira.

A última Erupção do Vulcão do Fogo (descrita como “a erupção esquecida”, devida à pouca importância dada, na ocasião, pelos meios internacioanais),  ocorreu entre 23 de Novembro de 14 a 8 de Fevereiro de 2015, ou seja: durante 77 dias, com um índice de explosividade na Escala de 3 – a maior desde que existem semelhantes registos.

Na altura, registos avançam que o Vulcão do Fogo expeliu entre cem a 125 milhões de toneladas de lava, e, como consequência, destruíram duas povoações, terras agrícolas, várias infra-estruturas, obrigaram ao desalojamento de mais de mil pessoas e deixaram um prejuízo de 45 milhões de Euros.

PUB

PUB

PUB

To Top