PUB

Educação

São Vicente: Rolando Vera Cruz Martins deixa legado no ensino e comunicação social

O professor Rolando Vera Cruz Martins, falecido esta sexta-feira, aos 81 anos, vítima de doença, deixa um importante legado no ensino, na comunicação social e vários outros quadrantes onde actuou.

Foi um reconhecido professor, quadro da antiga Escola Industrial e Comercial do Mindelo (EICM) e um dos que mais simboliza a mítica escola técnica de São Vicente, segundo frisou o Ministério da Educação, em nota de pesar.

“Admirado por todos os seus alunos e um dos exemplos para os colegas. Deu um enorme contributo na formação de quadros cabo-verdianos que hoje são referências no país”, frisou ainda a instituição.

A nível literário, destacam-se poemas publicados nos periódicos Vértice nºs 334 – 335 (1971), Seló: páginas dos novíssimos Suplemento Notícias de Cabo Verde e Nota introdutória aos poemas de Onésimo Silveira no Boletim dos Alunos do Liceu Gil Eanes.

Conta ainda com participação na Coleção Coletiva “No reino de Caliban: antologia panorâmica da poesia africana de expressão portuguesa” de Manuel Ferreira, entre outros.

Rolando Vera Cruz Martins foi também presidente da Assembleia-Geral da Associação para Defesa dos Consumidores (Adeco), foi director da Rádio Voz de São Vicente, director da RNCV e director geral da comunicação social.

Nasceu a 1 de agosto de 1940. Fez o ensino médio no Mindelo, seguindo depois para Portugal onde frequentou a Faculdade de Direito de Lisboa.

PUB

PUB

PUB

To Top