PUB

Mundo

Legislativas na Alemanha: CDU de Angela Merkel derrotada

“É uma catástrofe histórica para a CDU”. É assim que o jornal alemão “Bild” classifica o resultado das Eleições Legislativas deste domingo, na Alemanha.

Segundo os resultados provisórios da Comissão Eleitoral Federal – a que pt.euronews.com teve acesso -, a União Democrata-Cristã, da Chanceler Angela Merkel, teve o pior resultado da sua história.

O Partido Social-Democrata, de Olaf Scholz, obteve 25,7 por cento (%) dos votos, enquanto a Aliança conservadora CDU/CSU, de Armin Laschet, não foi além dos 24,1%.

Olaf Scholz é o vencedor da noite. O candidato Social-Democrata celebrou a vitória, afirmando que os alemães mostraram que o querem como Chanceler. Por isso, Scholz afirmou que os conservadores devem deixar de ser Governo e ir “para a Oposição”.

Essa é uma hipótese, no entanto, que Armin Laschet rejeita. O líder da União Democrata-Cristã já avisou que fará de tudo para para formar um Governo liderado pelos conservadores.

Apesar dos maus resultados, a CDU de Angela Merkel vai tentar negociar uma Coligação com “Os Verdes”, que ficaram em terceiro lugar, com 14,8%, e com o Partido Democrático Liberal (FDP), que arrecadou 11,5% dos votos.
As negociações para uma Coligação Governamental começam já esta segunda-feira, 27.

No entanto, os alemães poderão ficar, ainda, vários dias sem conhecerem o Novo Executivo. Em 2017, as negociações só culminaram depois de 200 dias.

PUB

PUB

PUB

To Top