PUB

Hélio Sanches

Presidenciais: Hélio Sanches exorta CNE a criar condições para os presos votarem

O candidato presidencial às eleições de 17 de Outubro, Hélio Sanches, pede que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) crie todas as condições e medidas para que os reclusos possam exercer o seu direito de voto, sendo que a partir do dia 04 de Outubro podem fazê-lo antecipadamente. Hoje o candidato está em Santa Catarina.

O candidato que concorre sob o lema “Para os Novos Tempos, Novos Líderes” fez esse apelo à CNE, na sexta-feira, 1 de Outubro, no segundo dia de campanhã, depois de visitar e contactar os presos na Cadeia Central de São Martinho, na cidade da Praia.

Hélio Sanches diz ter constatado uma série de problemas, entre os quais, a falta de documentação por parte dos detidos.

“Durante o encontro com os presos, no estabelecimento prisional da Praia, constatei que muitos não estão na posse dos seus documentos. Aproveito a ocasião para lançar um apelo à CNE no sentido de criar as condições para que todos possam votar, porque o voto é um direito que assiste a todos os cidadãos, incluindo os presos que não perderam os seus direitos civis e políticos”, afirmou.

Cumprimento Direitos Humanos

Sanches diz ainda que o estabelecimento prisional de São Martinho está com mais de mil reclusos e, por isso, enfrenta actualmente problemas de sobrelotação, segurança e higiene. 

“Apelo às autoridades competentes no sentido de averiguar e resolver as situações”.

Caso for eleito Presidente da República, assegurou que terá a função de garantir o cumprimento da Constituição, onde o respeito pelos direitos humanos “é fundamental num estado de direito democrático”.

 “Muitos presos não estão também a acreditar nos políticos e dizem que só aparecem em períodos eleitorais. Quando for eleito chefe de Estado, independentemente dos seus votos, deixei a garantia de voltar a visitá-los, porque, como políticos, temos a obrigação de criar condições para se reintegrarem na sociedade”, referiu.

Além da prisão, Hélio Sanches voltou ao Sucupira no segundo dia de campanha.

3°dia em Santa Catarina

Neste  sábado, 2 de Outubro, Hélio Sanches e a sua equipa de campanha estarão no concelho de Santa Catarina, particularmente na cidade da Assomada, aproveitando a movimentação da feira para falar com os eleitores  e apresentar a sua plataforma.

Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto directo, universal e pluralista. 

A eleição para o Presidente da República que irá suceder a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, acontece no próximo dia 17 de Outubro e concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

PUB

PUB

PUB

To Top